Dicas sobre interpretação de textos

530
Textos

O ENEM e diversos vestibulares pelo Brasil costumam ter uma carga de leitura relevante em suas cobranças nos exames. Isso faz com que a interpretação de textos seja uma ferramenta fundamental para a eficiência durante sua realização da prova. Muitas vezes com informações demais, palavras difíceis e conceitos complexos, os textos podem ser encarados pelos alunos como os grandes vilões das notas. No entanto, é fundamental explorar esse potencial auxiliador na hora de se escolher uma alternativa a marcar. Por isso, aqui vão algumas dicas para te ajudar na interpretação.

1. Valorize os rodapés

Antes de começar a ler qualquer texto, é fundamental atentar-se para o rodapé. Ali, você encontrará o autor da obra, o título e o ano em que foi produzido. A princípio, esses dados podem parecer inúteis, porém a partir deles, você pode retirar informações muito preciosas para já estar um passo à frente da questão, antes inclusive da cobrança.

2. Sublinhe seu texto

Se tiver um texto em sua prova, automaticamente sua mão não pode estar descansando. Ela deve estar segurando uma caneta e marcando o que for de mais importante que o texto esteja falando para você. Isso pode te economizar tempo caso tenha que retornar à leitura durante as alternativas e te ajudará a focalizar as informações.

3. Conecte as alternativas com o texto

Muitas alternativas apresentam afirmativas verdadeiras, porém não dizem respeito ao que o texto está apresentando. É fundamental que durante todas as alternativas, aquilo que você tenha marcado e sublinhado no texto permaneça na análise de cada alternativa. Se necessário, retorne ao texto quando estiver com dúvidas.

4. Foque no enunciado

O enunciado da questão também é conhecido como o “texto norte”. Ele é quem indicará o que a questão pede do texto e isso faz com que ele seja fundamental na efetivação de sua interpretação. Nele, também é muito importante que você marque as palavras-chave e os comandos da questão.

Continue acompanhando nossas dicas e conheça nossos cursos clicando aqui!

COMPARTILHE
Artigo anteriorMudanças no processo seletivo da UnB
Próximo artigoLeis de Newton no cotidiano
Avatar
Graduando em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mais ligado à área de humanas e atua hoje como monitor de História no QG do ENEM. Além de ser apaixonado por cinema, ama Mitologia e sua meta de vida é viajar pelo mundo.