Dicas prova de Matemática ENEM

Algumas dicas que vão ajudar a maximizar sua nota no segundo dia do Exame

2197
Matemática

Faltando dois meses para a prova mais esperada e temida por todos, os vestibulandos costumam entrar em pânico devido a proximidade do ENEM. Por conta do tamanho da prova e do tempo disponível, é normal se sentir cansado, principalmente diante de um caderno de questões muito conteudista como é o de matemática. Contudo, como já diria o grande Chapolin Colorado: “Calma, Calma, não criemos pânico”, aproveitando o famoso bordão, aqui vão algumas dicas para você arrasar na prova de matemática!

Dê uma escaneada rápida!

O INEP utiliza o TRI (Teoria de Resposta ao item) em suas correções do Enem, por isso, o aluno que errar uma questão caracterizada como fácil, perderá muito mais pontos do que se errar uma questão difícil. Portanto, antes de começar a resolver a prova, faça uma leitura rápida marcando as questões que você achar fácil e depois vá diretamente nelas para resolver e, caso tenha sobrado tempo, dê uma revisada nas questões mais fáceis antes de marcá-las no cartão resposta, pois essas questões podem alavancar sua nota.

O que deve cair na prova?

Não há certeza absoluta do que vai ou não cair na prova, mas no decorrer dos anos, a prova tem tido um padrão em algumas questões e assuntos. O QG do Enem fez um estudo, que você pode conferir aqui. De acordo com a matéria, Operações com frações (9%), Porcentagem (8%), Análise de Gráficos (7%), Análise de Tabelas (7%) e Estatística Básica(7%) são as matérias que mais aparecem nas prova de matemática, por conta disso, dê uma atenção especial à eles.

Faça as provas dos anos anteriores!

Refazer as provas antigas é essencial para entender como as questões normalmente aparecem na prova. Dica: faça uma prova antiga cronometrando o tempo, essa técnica vai ajudar a controlar mais o tempo enquanto faz o Exame.

Derrote o cansaço!

Normalmente, durante a prova é normal se sentir cansado, ainda mais nos momentos finais. Nesse momento, uma pausa de 5 a 10 minutos é necessária para evitar erros na marcação do cartão resposta. Durante a pausa, beba água e coma algo que te acalme um pouco, chocolate é super recomendado nesse momento.