Dicas dos professores para o 2º dia do ENEM 2018

Vai fazer a segunda prova do ENEM 2018 domingo? Tudo bem por aí? Procuramos nossa equipe de professores que ministram matérias que estarão no segundo dia do ENEM 2018 e pedimos para eles darem dicas para os vestibulandos que acompanham nosso blog!

Adianto que o ponto principal é manter a calma e se assegurar de estar bem preparado física e mentalmente! Organizar tudo com antecedência e se programar para o dia prova, é um bom ponto a ser seguido. Veja o que levar para a prova do ENEM.

O professor João Roberto Mazzei, de Química, falou o seguinte:

“A principal dica de Química, por incrível que pareça, é de português. Ler os textos com muita leitura ativa, ou seja, muitas vezes o texto em português não traduz o que a química quer dizer. O aluno tem que ler, como uma consciência da leitura voltada para química. Nessa reta final, é focar em assistir as aulas e tirar todas as dúvidas. Não adianta resolver muitos exercícios nessa reta final, pois pode acontecer de errar uma questão ou outra e isso deixar você totalmente inseguro. Preocupe-se em tirar as dúvidas!”

Já o professor Sandro Davison, de Matemática, disse:

“A primeira dica é lembrar que o primeiro dia já passou. Não adianta ficar lembrando de como você achou que foi na prova e não condicionar o seu resultado na prova do próximo domingo. Nesse tempo até o segundo dia, dá para organizar bastante os conteúdos que vão aparecer na prova. Sem desespero e sem sofrimento. É importante não ficar olhando questões, formulas, teorias de assuntos que vocês não dominam totalmente bem. O mais importante é garantir o que já se sabe.

O que funciona muito durante a prova é escolher muito bem as questões que vocês vão fazer. Se souber escolher bem as questões, a nota vai ser maximizada por conta do efeito de coerência do TRI.

Na prova, as questões de logaritmo e análise combinatória não são as primeiras questões que devem começar a ser feitas e sim devem ser producadas questões fáceis como: leitura de tabela, interpretação de gráfico, moda, média aritmética, de regra de 3, e porcentagens de graus mais fáceis.

O aluno tem que começar primeiro a fazer as questões mais fáceis e mais tranquilas. Os assuntos mais específicos são definidos como mais complicados então é aconselhável não perder tempo em problemas assim logo no início da prova. As mesmas recomendações vão para naturezas: questões mais tranquilas para depois ir para as mais complicadas.

É bom lembrar que o seu estudo, é um estudo de muito tempo. Não vai ser um resultado de prova que vai definir se você irá muito bem ou muito mal na prova de domingo. O que vai definir é saber que você já vem fazendo um trabalho consistente de vários meses e que está bem preparado para isso. Gere na sua cabeça o senso de merecimento. Você estudou, se esforçou e vai conseguir bons resultados!”

O professor Fábio Vidal, de Física, falou o seguinte:

“Todos estamos ansiosos pelo 2º dia de provas do Enem e alguns alunos ficam mais do que ansiosos, eles ficam nervosos. Gostaria de esclarecer que o nervosismo é natural e importante. Ele nos dá referencial para resolver as questões e nos mantém autoconfiantes. O 1º dia de prova veio diferente do padrão, com questões mais difíceis e mais conceituais mas nada que vocês não tirem de letra. Nosso preparo diário com certeza ira levá-lo ao sucesso que você deseja.

E mais uma coisa: tivemos uma menção ao Big Bang na área de linguagens. Ela mencionava uma grande expansão e não explosão. Fique atento pois isto pode ter sido uma sinalização de uma possível questão de Astronomia / Cosmologia / Moderna. Um bjo grand Nerd!”

E aí, gostou das dicas? Vem se preparar com a gente no aulão de véspera Esquenta ENEM 2018 🔥

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp