O que levar para o ENEM 2018

Semana do ENEM 2018. Tá tudo bem por aí? 🙂 Como sempre, estamos aqui pensando na preparação para a prova e resolvemos fazer um guia do que levar para o ENEM 2018, além do conhecimento e da vontade de ter sua vaga na Federal, é óbvio 😂

Documentos Válidos

É importante esclarecer que é indispensável levar um documento de identificação para o dia do Exame. O documento é só a carteira de identidade? Não. Se liga na lista:

  • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
  • Protocolo Provisório de Solicitação de Refúgio emitido pelo Departamento de Polícia Federal
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia;
  • Identidade funcional.

Caneta esferográfica preta com material transparente

Leve mais de uma caneta preta com o material transparente. Aquelas mais tradicionais mesmo. Em hipótese alguma, leve caneta estampada ou personalizada. Esse item também é obrigatório para a realização do Exame. “Eu posso levar lápis?” Nop. Não. No. Use sua prova para fazer rascunhos e marque a sua resposta no cartão resposta.

Cartão de confirmação

O cartão de confirmação não é obrigatório, mas é aconselhável que esteja com você nos dias 4 e 11. Ele está disponível na página do participante. É no cartão que estão as informações que vão te guiar para o seu local de prova. Além disso, nele consta seu nome completo e outros dados. É importante confirmar se todos os dados estão corretos, se não, você deve informar ao seu fiscal de prova o que está errado.

Lanches 🍬🍫🍿

Serão 5 horas e meia no primeiro dia e 5 horas no segundo dia. É importante estar com a barriga cheia para pensar com mais calma, né? Leve snacks leves e simples de comer. Não perca muito tempo abrindo uma embalagem ou comendo algo que te atrapalhe na escrita e na leitura. Principalmente no dia da redação! Aconselhamos que você leve:

  • biscoitos em potes (é só pegar e comer), chocolate, barra de ceral, garrafa de água, snacks de soja e etc.

Veja aqui alimentos que ajudam na concentração

Nada de hambúrguer e de batata frita, hein 👀 E cuidado para não desconcentrar o amiguinho com os barulhos.

E o que NÃO pode estar com você no momento da prova? 🚫

Borracha, caneta de material não transparente, corretivo, dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes), fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens, impressos e anotações, lápis, lapiseira, livros, manuais. Todos esses materiais devem estar guardados e desligados no momento da prova. A preferência é que não estejam com você no dia da prova. Não custa nada deixar em casa, né?

Assista aos aulões de véspera do QG do ENEM, nos dias 3 e 11 de novembro. Confirme sua presença: http://confirmacao.enem.com.br/aquecimentoenem

No mais, desejamos ótima prova e que a aprovação venha! 🍀

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp