Dicas de como estudar para a prova de língua estrangeira do ENEM

língua estrangeira

Aprender um novo idioma é essencial em uma sociedade globalizada, pois te permite estar em contato com novas culturas, novas informações e novas oportunidades. Nesse sentido, a prova do ENEM sempre conta com 5 questões de uma língua estrangeira, e que podem dar um up na sua nota! Sendo assim, o QG preparou uma matéria especial, com dicas para você que quer saber como estudar para a prova de língua estrangeira. Confira!  

GÊNEROS TEXTUAIS  

As provas de língua estrangeira do ENEM abrangem diversos gêneros textuais como letras de música, notícias, anúncios publicitários, charges e tirinhas. Isso significa que não basta estudar apenas lendo um gênero textual, é necessário exercitar sua leitura sempre, independente de que texto seja. 

língua estrangeira

LEGENDAS  

Uma forma tranquila de otimizar seu tempo de aprendizagem é assistindo filmes e séries com legenda. Isso porque você se habitua com frases, expressões e construções usadas cotidianamente em uma outra língua. Consequentemente, a sua imersão em uma outra cultura é otimizada. 

GRAMÁTICA 

Não se preocupe tanto em resolver questões gramaticais pois o ENEM não exige isso. No entanto, ter um bom domínio da estrutura da língua estrangeira pode te ajudar a compreender melhor a prova, então esteja sempre atento a verbos, adjetivos e conjunções.  

PROVAS ANTERIORES 

Faça as provas anteriores, pois elas te mostrarão exatamente o que você deve ter atenção. Geralmente, os enunciados são repletos de palavras chaves que permitem uma interpretação de texto mais rápida e direcionada, sem haver a necessidade de quebrar muito a cabeça. Fique muito atento!  

TÍTULOS  

Um detalhe que pode te ajudar muito na hora de resolver as questões de língua estrangeira, ao longo dos seus estudos, é observar as informações dos textos, como títulos e notas de rodapé. Esses conteúdos podem agregar muito na hora que bate aquela dúvida entre uma alternativa e outra. 

Por fim, antes de qualquer coisa, sempre tenha em mente que cada um tem uma afinidade diferente com cada língua. Saiba escolher exatamente o idioma que mais te dê segurança e que você mais tem familiaridade. Assim, estudar não vai se tornar tão pesado e cansativo! 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp