Os gêneros literários no ENEM

gêneros literários

Os gêneros literários são classificações de obras literárias de acordo com a forma e o conteúdo. Essa divisão tem como berço a Grécia Antiga, e é um estudo importantíssimo para a história da literatura, pois é a base para a existência de todas as obras. Desse modo, os gêneros literários podem ser divididos em dois grandes grupos: o épico, o lírico e o dramático. Confira: 

gêneros literários

GÊNERO ÉPICO 

O gênero épico surgiu da necessidade de se relatar as experiências, as batalhas e as conquistas de um povo ou de um herói, e teve como berço a Grécia Antiga. Sob essa perspectiva vale ressaltar que o mais famoso poeta épico foi Homero, que nos proporcionou as obras A Ilíada e Odisseia, que exercem influência na literatura até os dias atuais. As principais características desse gênero são: a presença de um narrador (que se distancia do assunto narrado, portanto é observador), enredo, tempo e espaço. Além disso, uma forte característica é a exaltação dos personagens e de seus comportamentos, tendo em vista que os heróis eram a representação do ideal de homem. Desse modo, heróis como Aquiles e Ulisses são marcados por atributos como astúcia, bravura, humildade e sabedoria. São exemplos de modalidades desse gênero a epopeia, a fábula, a novela, o romance o conto e a crônica.    

GÊNERO LÍRICO 

O nome lírico provém de “lira”, um pequeno instrumento musical da antiguidade, que proporcionava a melodia que acompanhava os versos citados. Esse gênero representa a expressão de um eu lírico, ou seja, representa a expressão dos seus sentimentos pessoais, do seu mundo interior e de suas emoções e expressões, sendo estritamente subjetivo. Suas principais características são: predomínio de verbos em 1ª pessoa, presença de musicalidade, e destaque para a métrica e a rima. São exemplos de modalidades desse gênero o soneto, a ode e a elegia.  

GÊNERO DRAMÁTICO  

O gênero dramático consiste em textos literários feitos para serem encenados. Essa encenação tem como objetivo principal expurgar as emoções da plateia e provocar a catarse, fenômeno em que ocorre a limpeza ou purificação pessoal. Nesse sentido, suas principais características são: presença de temas que se relacionam a realidade familiar e o cotidiano, presença de um caráter crítico ou satírico, presença de diálogos e monólogos, e utilização de verbos em 2ª pessoa para gerar uma proximidade com a plateia, e consequentemente provocar a catarse. São exemplos de modalidades desse gênero a tragédia, a comédia, a tragicomédia, o auto e a farsa.  

Por fim, discutir os gêneros literários é discutir o percurso da literatura e reconhecer a base de todas as obras literárias e suas influências. Por isso esse tema é de grande importância para a prova do ENEM. Fique por dentro!

Continue acompanhando nossas dicas, clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp