Dica de estudos: não seja multitarefas

estudos

Hoje em dia, ao observar qualquer ambiente, podemos encontrar pessoas distraídas em seus celulares ou tablets. Durante a rotina de estudos com certeza não é diferente. Em ano de vestibular tudo se torna uma distração para tirar o foco da rotina que, muitas vezes, é cansativa. Afinal, há algum problema em parar os estudos rapidinho para responder uma mensagem?

Uma pesquisa da Universidade de Connecticut mostra que essa pausa “inocente” para depois voltar aos estudos pode prejudicar os estudantes mais do que eles imaginam. 350 estudantes participaram dessa pesquisa. Eles paravam seu momento de concentração para mexer no celular durante o dever de casa ou algo relacionado. Foi comprovado que os estudantes que praticavam multitarefas teriam que estudar por mais tempo para poder concluir suas metas diárias e absorverem o que estava sendo estudado.

estudos

Saraswhati Bellur, professora assistente do Departamento de Comunicação da Universidade, disse que “os estudos mostram que os estudantes estão pagando um preço por conta de seus comportamentos”.

O estudo mostra que na maioria das vezes não é só uma mensagem que é respondida. Existe todo um caminho que os estudantes fazem quando pegam seus celulares: checam vários aplicativos, veem suas notificações, checam e-mails. Ou seja, o que levaria um minuto, acaba levando muitos minutos e desfoca totalmente o raciocínio com relação ao que estava sendo estudado.

Quanto mais demorado é o tempo dos estudos por conta dessas multitarefas, mais se comprova que são maus esses hábitos durante os estudos.

“Humanos possuem limitações na sua capacidade cognitiva”, diz Bellur. “Uma vez que prestamos atenção em uma coisa, fica mais difícil pra nós processar algo mais”.

Durante o estudo, 40% dos estudantes confirmaram que não conseguem ficar mais de 10 minutos sem checar seus telefones. E você, como lida com seus estudos e o uso do celular?

Se identificou com alguns dos estudantes dessa pesquisa? Então que tal se organizar para deixar o celular de lado durante os estudos? 😉

Aqui você confere dicas para ser mais produtivo nos estudos

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp