Conheça as principais especializações na área de Psicologia

especializações em psicologia

Vários planos passam pela cabeça de um vestibulando, principalmente pensar em qual carreira será seguida e qual será sua especialização. Todas as áreas têm um nicho de opções para exercer suas respectivas profissões, então é bem importante pensar em qual será a sua mesmo antes de entrar na graduação. Hoje vamos falar com quem quer estudar Psicologia. Quais especializações existem nessa área?

Psicologia: O que faz, perfil profissional e curso

As especializações são diversas, mas separamos as principais e falaremos um pouco mais sobre cada uma. Confira:

  • Psicanálise

A Psicanálise é uma das áreas de estudo mais tradicionais. Além de psicólogos, médicos também costumam se especializar nessa disciplina. O estudo da Psicanálise foi criado por Sigmund Freud mas também conta com outros grandes nomes da Psicologia e da Sociologia, como Jacques Lacan. A Psicanálise é um método terapêutico que analisa neuroses, relações humanas, subjetividade, sociedade.

especializações em psicologia

  • Psicologia Clínica

A Psicologia Clínica prepara estudante de Psicologia para “clinicar”. O estudo é voltado para a análise de aspectos psíquicos manifestados através de transtornos. Aconselhamento, acompanhamento e diagnóstico fazem parte das etapas da área clínica. Através da fala, o profissional ajuda o paciente a encontrar-se em si mesmo diante de suas questões.

  • Psicologia Hospitalar

A Psicologia Hospitalar atua dentro de hospitais e tem o objetivo de acolher paciente enfermos para garantir sua saúde e bem estar no período de internação. Esse profissional deverá lidar com o sofrimento da pessoa que teve sua vida modificada devido a algum tipo de enfermidade, sendo ela grave ou não. Além disso, ele pode atender familiares desses pacientes.

  • Psicologia Infantil

O profissional que escolher atuar na área infantil deverá trabalhar com o comportamento da criança. O objetivo é desenvolve-lo como indivíduo, visando sua saúde mental, o acompanhamento de possíveis transtornos mentais, capacidade cognitiva e comportamental, emocional, entre outros.

Estude no QG do ENEM e passe na Universidade dos sonhos para estudar Psicologia!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp