Conceitos básicos de Eletricidade

O que você entende como eletricidade? Você observa se ela está ao seu redor? Do que a
eletricidade é composta? Apresento para você, vestibulando, os conceitos básicos desse assunto que costuma ser cobrado no ENEM na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Elétron

O elétron é a partícula que torna a eletricidade possível. Mas antes de continuar, vamos contextualizar outra área de conhecimento, a Química. Na Química, os elementos são compostos de um núcleo denso onde se encontram os prótons e nêutrons, já em sua órbita estão os elétrons constantemente em movimento. As reações químicas são resultados desse movimento dos elétrons, uma vez que os prótons e nêutrons são estáticos. A forma que se dão as reações químicas e o abastecimento elétrico nas cidades é semelhante, ou seja, a eletricidade recebida nada mais é que elétrons em constante movimento. Mas a eletricidade não é só a energia da luz, se você pensava isso, está beeem enganado, sabe por quê? Porque até nós (eu e você) somos compostos de elementos químicos e como falamos anteriormente, onde há elemento químico, há elétron em movimento.

Elementos condutores e isolantes

Existem elementos que facilitam a passagem de elétrons sobre eles de forma livre, esses são os chamados elementos condutores. Exemplo: metais como cobre, ouro, prata.
Já os elementos isolantes tendem a dificultar a passagem dos elétrons, alguns dificultam
parcialmente e outros totalmente. Exemplo: borracha, madeira, plástico.

Corrente elétrica

A corrente é a quantidade de elétrons que passa em um determinado tempo por um fio ou um condutor. A unidade de medida da corrente é o Ampére (A). A fórmula utilizada para
medir a corrente é:

Onde:
i = corrente em Ampére (A)

Q = é a carga em Coulomb (C) sendo Coulomb a determinação da quantidade de elétrons.
1 elétron equivale a -1,6 x 10 -19 C

Δ t = é o tempo em segundos (s)

Efeito Joule (efeito térmico)

Você já deve ter ouvido falar desse efeito ou até mesmo presenciado ele. A maioria dos aparelhos elétricos de sua casa ficam quentes após o uso, isso acontece devido a transformação da eletricidade (movimento dos elétrons) em calor. Esse é o efeito Joule. Mas como esse movimento se transforma em calor? Quando há contato entre os próprios elétrons da corrente e do material condutor. Por isso, quanto mais livremente o elétron se deslocar, menos haverá o efeito Joule já que as colisões diminuirão gradativamente.

Saiba mais sobre circuitos elétricos para o ENEM

Dia 18/12 às 20h tem aula ao vivo e gratuita sobre ELETRICIDADE no curso Foca na Medicina 2017! Ela vai ficar disponível em nosso canal: youtube.com.br/qgdoenem

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp