Física para o Enem: O que saber sobre circuitos elétricos?

A Física elétrica é um tema que frequentemente cai na prova do Enem. Dentre todas as formas que esse assunto pode ser cobrado, questões sobre circuitos elétricos são as mais recorrentes e, por isso, é importante se ter conhecimento.

Um circuito elétrico pode ser entendido como um conjunto de elementos que possuem funções diferentes com o fim de transportarem uma corrente elétrica. Veja agora os seus principais elementos e conceitos:

Resistores:

São os elementos de um circuito que possuem a capacidade de transformar energia elétrica em energia térmica através de um fenômeno chamado de Efeito Joule. Em outras palavras, um resistor elétrico irá transformar toda a energia elétrica consumida em calor. Como exemplo de aparelhos que utilizam resistores para seu funcionamento, podemos citar as lâmpadas comuns, os aquecedores, chuveiros elétricos, entre outros.

image5.jpg.500x234.auto

Os resistores podem ser combinados dentro de um circuito de duas formas:

Combinação em série: O princípio do funcionamento dos circuitos em série se dão pela ligação dos resistores em sequência, ou seja, sem divisão dentro do circuito. Nesse caso, quanto maior for o número de resistores em série, maior será a resistência total do circuito.

Combinação em paralelo: As ligações em circuitos em paralelo são exatamente o contrário dos circuitos em série. Nesse caso, a resistência total irá diminuir conforme a quantidade de resistores.

Geradores:

São os elementos capazes de converter qualquer tipo de energia em energia elétrica, tais como energia mecânica, energia química e energia térmica. Sua função é oferecer energia às cargas elétricas que o atravessam e desta forma alimentar o circuito. Um exemplo de gerador químico são as pilhas e baterias.

Gerador representado simbolicamente

Receptores:

São os dispositivos que possuem a capacidade de transformarem energia elétrica em outros tipos de energia, não necessariamente térmica. O receptor elétrico mais importante é o motor elétrico, que transforma a energia elétrica em energia mecânica, além da parte de energia que é dissipada em forma de calor pelo equipamento.

Amperímetro:

Aparelho que serve para medir a intensidade da corrente elétrica.


admin-ajax

Voltímetro:

Aparelho utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos determinados de um circuito elétrico.

VOLTME-1

Corrente Elétrica:

É o fluxo ordenado de partículas eletricamente carregadas. Em outras palavras, é o deslocamento de cargas dentro de um condutor quando há uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades do circuito. A corrente elétrica é medida em amperes.

corrente-eletrica

Diferença de Potencial Elétrico (DDP):

A diferença de potencial elétrico é responsável pelo deslocamento voluntário de cargas. Um aparelho elétrico só funciona quando se cria uma diferença de potencial entre os pontos ligantes do circuito. Também pode ser chamado de tensão elétrica ou voltagem.

Efeito Joule: 

O efeito joule é o fenômeno ocorrido na Física que expressa a relação entre o calor gerado e a corrente elétrica que percorre um condutor em determinado período de tempo. Já sabemos que os resistores possuem essa capacidade de transformar energia elétrica em energia térmica, porém, o efeito joule diz também respeito ao calor produzido na movimentação e colisão das partículas elétricas dentro de um condutor ao existir uma corrente elétrica.

Principais Fórmulas: 

Corrente elétrica
Intensidade da corrente elétrica

 

Resistência elétrica
Resistência elétrica

 

Associação de resistores
Série

Paralela

 

Potência elétrica
Potência

 

Efeito Joule
Aquecimento causado por efeito Joule

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp