Como responder provas discursivas?

Discursivas

Por mais que nem todos os vestibulares sejam múltipla-escolha, o ano de pré-vestibular é marcado pelo enfoque em provas mais objetivas como o ENEM. Não faz mais do que certo, qgniana/qgniana! No entanto, isso pode criar um vício não tão bom para quando você for formular questões discursivas para provas em geral. Por isso, aqui vão algumas dicas para como responder provas discursivas!

1. Tome cuidado com o comando

Antes de começar a responder qualquer questão, marque o comando para chamar bastante atenção durante a formulação do seu raciocínio. Pode parecer óbvia a diferença de “cite” para “apresente”, mas não vale a pena correr o risco de se perder no meio, né?!

2. Demonstre bem seu raciocínio

Não precisa falar bonito. O mais importante é você ser claro e demonstrar para quem estiver lendo sua proa que você domina o conteúdo. Às vezes, quando tentamos utilizar palavras mais bonitinhas, acabamos não sendo eficientes na respostas. E se você estiver fazendo uma prova de humanas, não economize na escrita também, esclareça os passos que você está tomando.

3. Utilize conectivos claros

Além de ser preferível palavras mais simples, essa dica também está inclusa no “demonstre bem seu raciocínio”. Muitas vezes, os alunos sabem a matéria mas na hora de escrever, se embolam todos. Por isso, os conectivos “logo”, “ademais”, “porém” devem ser muito bem trabalhados na sua prova.

4. Nem sempre quanto mais, melhor

“Vou escrever uma resposta enorme que o corretor será obrigado a me dar o ponto todo!”. Não! Seja eficiente! Não precisa demonstrar que você sabe além, somente responder o que a questão está te exigindo. Isso é muito importante, pois você não estará lá no vestibular para ganhar estrelinha do professor, mas sim por uma vaga naquela universidade. Preze pela qualidade e não pela quantidade.

Continue acompanhando nossas dicas e conheça nossos cursos clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp