Como o cenário de eleições pode aparecer em vestibulares pelo país?

eleições

Na última semana, o Brasil vivenciou o final de um processo eleitoral em âmbito municipal por todo o país. As eleições mobilizaram redes sociais, debates, conversas e também trouxe à tona conceitos e discussões muito importantes a respeito de pautas sociológicas e históricas. Por isso, nosso objetivo hoje será entender como o cenário de eleições pode aparecer em vestibulares pelo país.

Primeiramente, é importante ressaltar que não necessariamente os vestibulares irão abordar as atuais eleições pelo Brasil, mas sim cobrar do candidato que demonstre conhecimento a respeito do processo democrático brasileiro e as principais pautas que o circundam. Com isso, alguns temas podem vir dialogando com as questões:

Cidadania

Nesse primeiro ponto, é importante sempre ressaltar, principalmente em cenário de eleições, que o exercício de cidadania ultrapassa os limites apenas do voto. O ser cidadão adota dimensões de representação, luta cotidiana, o marcar sua importância para o coletivo da sociedade, entre diversos outros meios. Cidadania é um exercício diário, não simplesmente de 2 em 2 anos.

eleições

Democracia

Assim como o conceito de cidadania, é importante sempre atentar que democracia, a participação do povo no poder, também amplia suas próprias dimensões políticas. A democracia como uma cultura, onde é importante noções de representatividade, respeito e convivência diária com o diferente. Democracia efetiva também depende de uma cultura democrática.

Representatividade e questões identitárias

Seguindo a linha de expansão da dimensão de democracia, o cenário de eleições também  joga luz sob uma pauta importante, principalmente na sociedade brasileira, que é a representatividade e questões identitárias. Nesse ponto, pontos como racismo, machismo, homofobias tornam-se problemáticas a serem superadas também pelo meio do voto. A identidade coletiva de um grupo minoritário também ratifica-se pela via eleitoral.

Percurso histórico do direito ao voto e da República

Nessa pauta, é bem recorrente que vestibulares de maneira geral abordem textos a respeito de diversas constituições durante a história brasileira, jogando luz sob o direito de participação política. Nesse sentido, também vale retomar o próprio percurso histórico da República brasileira. Em uma aula do QG sobre Constituições brasileiras, o professor de História Márcio Branco aprofundou a temática. Para conferir, clique aqui!

Correntes políticas e ideológicas

Outra pauta suscitada em época de eleições é o debate a respeito de correntes políticas e ideológicas, que também é uma marca de abordagens de vestibulares. A compreensão em termos filosóficos e sociológicos de propostas políticas também pode ser um recurso de cobrança de vestibulares.

Por fim, é importante ressaltar que o conhecimento a respeito dessas pautas não faz-se importante apenas em termos de conteúdo, mas também contribuindo para a formação cidadã de cada indivíduo. É bem comum que provas e vestibulares levem essa dimensão em consideração em suas abordagens.

Gostou das dicas? Para essas e mais pautas de atualidades e dicas de vestibulares, continue acompanhando o Blog do QG, clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp