Como lidar com resultados de simulados?

Nos últimos finais de semana, o QG do ENEM disponibilizou simulados modelo ENEM para os alunos treinarem a prática, tempo e modelo das questões. Por mais que a prova em si tenha sim um peso enorme na hora do treino, a maneira como lidar com o resultado também faz parte da preparação para lá no final do ano arrasar no exame. Mas afinal, como lidar com os resultados de simulados?

Muitos costumam apenas corrigir o simulado e esperar uma nota, mas isso pode não acrescentar em nada nos seus estudos e ainda corre o risco de só te deixar para baixo sem um feedback mais completo a respeito do seu simulado. Após a correção, é importante possuir um controle contínuo sobre seus desempenhos, ou seja, separar uma folha ou um caderninho à parte para ir anotando os resultados conforme você for realizando simulados com o decorrer do ano.

No entanto, apenas acompanhar o número de acertos e de erros também não te dá um feedback mais completo a respeito dos seus simulados. É importante olhar questão por questão e identificar um padrão de erros recorrentes em cada uma das áreas de conhecimento. Por exemplo, analise sua prova de Linguagens e perceba se as questões incorretas possuem algo em comum, como interpretação de texto, leitura do enunciado, falta de atenção nas alternativas etc.

Após verificar o padrão de erros em uma determinada prova, tente perceber também os assuntos que essas questões incorretas apresentam. Se no caso de Naturezas, você estiver errando muitas questões relacionadas a cinemática, é bom dar maior atenção a essa matéria nas seguintes semanas antes do próximo simulado.

Além de estudar seu desempenho dentro do mesmo simulado, uma outra meta a longo prazo deve ser o acompanhamento geral de todas as provas passadas. Analisar para ver se os erros se repetem, se apresentaram-se novos desvios, a evolução dos acertos. Com isso, você vai desenvolvendo um autoconhecimento a respeito dos seus estudos.

Por fim, é importante ressaltar que os resultados podem por vezes te deixar para baixo, porém tente sempre utilizá-los para algo positivo, motivando-se a superar e aperfeiçoar os erros. O ano de preparação pode ser muito conturbado, porém desenvolver essa espécie de autoconhecimento pode te ajudar bastante a ultrapassar essas barreiras com mais facilidade.

Gostou das dicas? Venha conferir a preparação completa!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp