Como ganhar ritmo de estudo?

ritmo de estudo

O ano de vestibular é longo e curto ao mesmo tempo. Longo, porque é muito conteúdo para ser estudado. Curto, porque passa em um piscar de olhos. Logo, essa complexidade toda e exigência toda demanda que os alunos tenham certas estratégias para manter o ritmo de estudo, sem chegar no meio do ano e se desesperar. Por isso, eis algumas dicas!

1. Plano de estudos

Obrigatório para a preparação para o vestibular! O passo número um de qualquer dica de estudo é: tenha um plano! Isso porque vai te ajudar a te organizar e a conhecer melhor os limites do seu sistema cognitivo. Assim, seu cérebro vai se acostumando com a rotina.

ritmo de estudo

2. Estude por tempo

Muitos alunos costumam estudar por matéria e conteúdo da aula do dia. Isso pode sim funcionar, no entanto, também é importante que você estipule um tempo e, mesmo que termine antes do tempo estipulado, dedique-se nesse período por completo. Por quê? Nosso cérebro funciona como um músculo e estudar é a atividade principal. Logo, não importa o conteúdo, o importante é manter o exercício mental dentro daquele tempo.

3. Tempo de lazer

Indispensável no seu plano de estudos! Isso porque, assim como os músculos após exercícios, o cérebro necessita de um descanso para que a capacidade de absorção de conteúdo não seja prejudicada pela exaustão psicológica. Reserve uma noite ou duas na semana para poder sair ou assistir um filme/série.

4. Cuidado com as interrupções

Principalmente em feriados e finais de semana! Não suspenda 100% os estudos! Tudo bem que é sim necessário descansar, porém não abandone os estudos por completo. Isso porque, quando você for voltar a estudar, é fundamental que seu cérebro já esteja no ritmo de estudo certo.

5. Horas de estudo

Esse ponto é importante, porque toda rotina precisa ser, antes de qualquer coisa, suportável. Por isso, é importante que você estipule um tempo de estudo diário que você seja capaz de aguentar sem se desgastar muito.

Gostou das dicas? Continue acompanhando-as em nosso Blog do QG!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp