Como a paralisação da quarentena pode afetar as notas de corte?

notas de corte

O atual cenário de pandemia e quarentena toma conta de todos os noticiários e de todo o nosso cotidiano durante a semana. Os impactos dessa situação que estamos passando chegou até aos vestibulares nacionais. Diversos foram adiados e/ou suspensos até outra ordem, como o próprio ENEM. Por mais que a preparação para as provas continue para muitos, a pergunta que fica no ar é: como a quarentena pode interferir nas notas de corte?

Todo ano de vestibular, os candidatos precisam ficar atentos às fake news, porque são muitas, ainda mais com o atual cenário. O objetivo dessa matéria será explicar um pouco sobre como funciona o TRI e como ele é um método que se adequa a esse cenário.

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é um método de valoração das questões da prova do ENEM desenvolvida para analisar a performance do aluno em uma prova múltipla-escolha que tenta avaliar esse desempenho desconsiderando ao máximo chutes. Aquele papo de que o TRI valora questões mais fáceis com um peso maior do que as difíceis nem sempre é a maneira mais completa de se explicar esse método complexo.

notas de corte

O TRI avalia a coerência do aluno na prova. Mais do que querer saber se você consegue fazer questões fáceis, o TRI está preocupado em saber se você é coerente durante toda a prova. Então, ele vai analisar as proporções de erros e acertos individuais.

Com os estudos de muitos paralisados e/ou afetados negativamente com a quarentena, isso pode sim afetar a média de acertos. No entanto, o TRI irá nivelar essa média de acertos, gerando uma nota final que leve em consideração essa suposta queda generalizada de acertos. Ou seja: mesmo a média de acertos diminuindo, o TRI irá distribuir os valores dentro daquelas questões certas e, o mais importante, avaliando a sua coerência!

Com isso, o que a gente pode concluir sobre as notas de corte? De cursos em geral, mas principalmente os mais concorridos – como normalmente, Medicina, Direito e algumas engenharias -, a tendência é que não caia e nem suba drasticamente. No entanto, isso não é motivo para se desesperar! O TRI levará em consideração esse atual cenário na sua matemática de distribuição de valor.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o Blog do QG, clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp