Atualidades 2020: o que aconteceu em julho e agosto

atualidades 2020 julho agosto

O fim do ano se aproxima e nós avançamos com a nossa retrospectiva sobre as principais atualidades de 2020! No post de hoje, falaremos sobre os meses de julho e agosto. Segue com a gente para ver o que rolou de mais importante no Brasil e no mundo.

Julho 

O Brasil iniciou o mês de julho registrando a lamentável marca de mais de 60 mil mortos por conta do novo corona vírus, segundo dados do Ministério da Saúde. Mundialmente, os números ultrapassavam as 500 mil mortes. Com a pauta do dia continuando a ser o cenário pandêmico, aqui no blog não foi diferente.

Neste mês, tratamos dos impactos do novo corona vírus nas comunidades indígenas espalhadas por todo o país. Entre as infecções resultantes do impune garimpo ilegal e a ausência de uma estrutura de saúde própria para o atendimento desta população, o governo federal e estaduais dão continuidade à violação de direitos dos povos originários.

Já no âmbito global, julho contou com a descoberta de uma nova variação do vírus da gripe suína por cientistas chineses. Aproveitamos para explicar aqui no blog, como se dá a gestação do vírus por animais e quais são as medidas que autoridades científicas e públicas devem tomar diante de cenários similares.

atualidades 2020 julho agosto

Agosto

Ainda falando de eventos importantes no cenário mundial, a explosão de um cargueiro no porto de Beirute, capital do Líbano, chocou a todos por sua magnitude e estrago que causou. Eliminando suposições de um atentado terrorista, investigações apontaram que a tragédia foi causada pela explosão de um cargueiro russo que transportava toneladas de nitrato de amônio. Aqui no blog, nós explicamos o fenômeno físico por de trás da explosão, as ondas ondulatórias.

E, por fim, fechamos agosto falando sobre a pandemia. Em um post informativo, foi apresentada a discussão em volta do conceito de “imunidade de rebanho”. A prática assumiu diferentes sentidos ao longo dos últimos meses, abrindo espaço para interpretações equivocadas e generalizantes.

O Enem está cada vez mais próximo, vestibulando(a)! Não deixe de acompanhar nossa retrospectiva e estudar para o exame.

Precisando de uma mãozinha? Dá uma olhada nos planos do QG do Enem, ainda em clima de black friday 🙂

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp