Assuntos de Geografia mais Cobrados no Enem

No post de hoje, o QG vai falar sobre os três assuntos de Geografia mais cobrados no Enem. Tá curioso? Então, vem com a gente!

Espaço Rural

O que significa? Significa a área onde são praticadas, principalmente, atividades primárias e que não são ocupadas por cidades grandes ou por uma população numerosa. Atividades primárias, quer dizer, vinculadas ao setor primário. Vale lembrar que é possível que haja atividades urbanas dentro do espaço rural, como por exemplo: a presença de um hotel em uma área de campo. A abrangência do espaço rural envolve áreas transformadas e cultivadas quanto o espaço natural.

O espaço rural foi fundamental pois foi onde a agricultura e a pecuária evoluíram permitindo o desenvolvimento das primeiras civilizações. (Leia mais sobre urbanização)

Enem 2010

Antes, eram apenas as grandes cidades que se apresentavam como o império da técnica, objeto de modificações, suspensões, acréscimos, cada vez mais sofisticadas e carregadas de artifício. Esse mundo artificial inclui, hoje, o mundo rural.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço. São Paulo: Hucitec, 1996.

Considerando a transformação mencionada no texto, uma consequência socioespacial que caracteriza o atual mundo rural brasileiro é

a)a redução do processo de concentração de terras.
b) o aumento do aproveitamento de solos menos férteis.
c) a ampliação do isolamento do espaço rural.
d) a estagnação da fronteira agrícola do país.
e) a diminuição do nível de emprego formal.

GABARITO: B

Impactos Ambientais

A maneira do homem se utilizar da natureza, traz como consequência diversas alterações no meio ambiente. A conscientização da população mundial sobre esses impactos vem mudando a relação do homem com a natureza. São diversos os problemas que já sentimos, como, por exemplo a crise hídrica ou a própria poluição. (leia mais aqui)

Enem 2012

Suponha que você seja um consultor e foi contratado para assessorar a implantação de uma matriz energética em um pequeno país com as seguintes características: região plana, chuvosa e com ventos constantes, dispondo de poucos recursos hídricos e sem reservatórios de combustíveis fósseis.

De acordo com as características desse país, a matriz energética de menor impacto e risco ambientais é a baseada na energia…
a) dos biocombustíveis, pois tem menor impacto ambiental e maior disponibilidade.
b) solar, pelo seu baixo custo e pelas características do país favoráveis à sua implantação.
c) nuclear, por ter menor risco ambiental e ser adequada a locais com menor extensão territorial.
d) hidráulica, devido ao relevo, à extensão territorial do país e aos recursos naturais disponíveis
e) eólica, pelas características do país e por não gerar gases do efeito estufa nem resíduos de operação.

GABARITO: E

Globalização

A globalização é um fenômeno oriundo do modelo capitalista. Tem como consequência a interligação econômica, política, social e cultural entre os países. Entretanto, como sabemos, o nível de desenvolvimento dos países é diferente, logo, os beneficiados desse processo acabam sendo os países mais ricos. O desenvolvimento da comunicação só agravou esse processo. Este desenvolvimento é uma consequência da Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científico-Informacional. Quem sai ganhando são as empresas transnacionais que atuam tanto nos países desenvolvidos quanto nos países mais pobres. Além desse aspecto, vale ressaltar o lado cultural que com a comunicação sofreram mudanças nos costumes locais. (leia mais aqui)

ENEM 2015

No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.

SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).

Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:

a) Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral.
b) Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.
c) Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.
d) Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
e) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.

GABARITO: E

Curtiu? Então, confira o curso Top Temas Enem. Todas as aulas são focadas nos assuntos mais cobrados no Enem. Clique aqui e confira.

toptemasdoenem_home

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp