Alienígenas no passado?

281

Os alienígenas já estiveram entre nós? Essa é uma das maiores lendas urbanas já inventadas para se referir a alguns contextos de História Antiga como as pirâmides no Egito e, até mesmo mais recente e com maior frequência repercutida, como as sociedades pré-colombianas – incas, maias e os astecas, por exemplo. Mas então, os extraterrestres já estiveram entre nós no passado?

Seremos obrigados a acabar com a diversão do assunto: não possuímos qualquer evidências ou provas a respeito da presença de povos extraterrestres entre nós. No entanto, isso não significa que o debate a respeito desse tema não passe apenas de uma brincadeira ou teorias da conspiração. Por que muitas pessoas dedicam-se a acreditar nesse fato?

A engenharia dos astecas, incas e maias na América Andina surpreendem até hoje os estudos a respeito daquelas edificações. Muitas se encontram de pé até hoje e podem ser visitadas em alguns países como Peru e México. A questão principal é: se foram homens e mulheres que construíram isso, como foi possível?

Resultado de imagem para machu picchu

Hoje em dia, com avanço de trabalhos arqueológicos e históricos a respeito das organizações dessas sociedades, já conseguimos desvendar a maioria desses “mistérios” a respeito dessas construções. A engenharia era realmente de uma complexidade surpreendente, porém nada que fuja da realidade do potencial de esforço humano. Ou seja, nada de outro planeta.

Mas então por que as pessoas falam que foram os alienígenas? Só por brincadeira? Na verdade, é mais do que isso. Por trás dessa lenda urbana, está concebido um etnocentrismo muito forte. Ao entrar em contato com novos povos com técnicas de engenharia e arquitetura muito mais avançada do que as europeias, o europeu não conseguia conceber essa riqueza cultural como sendo uma característica brilhante dessas sociedades.

Com o tempo, essa desvalorização de culturas não-europeias foi começando a suscitar essas lendas urbanas da presença de alienígenas. Quanto mais longe encontra-se um conhecimento que fora perdido, mais sobrenatural ele fica em relação aos homens da atualidade. A desmistificação desses povos é o primeiro passo para romper com esse eurocentrismo enraizado na cultura popular.

Mas então, a última pergunta para finalizar: por que existe pirâmide em sociedades que nunca entraram em contato umas com as outras, como por exemplo, os incas e os egípcios antigos? Bem, diversas são as teorias a respeito desse fato, mas pense em uma ideia simples: quando uma criança vai à praia e deseja construir uma estrutura alta de areia, o formato utilizado é a pirâmide. Isso se explica porque o modelo piramidal é a maneira mais fácil de se chegar a um topo, de se construir algo grandioso.

Gostou das dicas? Venha conferir a preparação completa!

COMPARTILHE
Artigo anteriorInscrições do Enem 2019 abrem hoje
Próximo artigoEstudar com videoaulas
Graduando em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mais ligado à área de humanas e atua hoje como monitor de História no QG do ENEM e estagiário em Marketing. Além de ser apaixonado por cinema, ama Mitologia e sua meta de vida é viajar pelo mundo.