A ciência no Superbowl

superbowl

A principal liga de futebol americano do mundo, a NFL, comemora 100 anos de existência. O fim da centésima temporada será na grande final conhecida como Superbowl. O evento, em sua 54º Edição, é uma das atrações mais assistidas do mundo, atrás apenas da Liga dos Campeões da Europa. Desse modo, como é a ciência do futebol americano?

superbowl

O futebol americano é, resumidamente, um esporte de conquista de território. Onde o time de ataque deve avançar, seja com passes ou corridas, até a endzone, decretando um touchdown. Enquanto isso, o time de defesa tem o trabalho de evitar com que o ataque marche no campo. Importante ressaltar que, nesse esporte, as unidades de comprimento são em jardas ao invés de metro.

O Superbowl LIV acontecerá no próximo dia 2 de fevereiro, com um duelo entre San Francisco 49ers e Kansas City Chiefs. O primeiro time, dominou durante a temporada regular exercendo um ataque que priorizava o jogo corrido. Matt Breida, running-back do 49ers, alcançou um máximo de 22 milhas por hora, equivalente a 35 km/h, jogada que você pode conferir clicando aqui.

Para um jogador que quase sempre corre carregando a bola, é necessário muito atleticismo de um running-back. É aqui que a aceleração torna-se fundamental, pois se o corredor não for rápido para acelerar, um defensor pode pará-lo antes do ponto inicial da jogada, em outras palavras, o ataque não avançaria.

Além da aceleração, a terceira lei de Newton é fundamental para o entendimento, pois ao correr, Breida empurra o chão com uma força e direção, enquanto o chão, por sua vez, o empurra de volta ocasionando na corrida.

Comandados pelo grande quarterback Patrick Mahomes, o Kansas City Chiefs é o segundo melhor time lançando a bola na liga. Os jogadores responsáveis em lançar a bola são conhecidos como quarterbacks. Além disso, estes jogadores são o “cérebro do ataque”, capazes de coordenar a cadência do time em campo.

Um passe de futebol americano é parecido com um lançamento de basquete pois ambos seguem uma trajetória parabólica, ou seja, a bola sai da mão do quarterback com velocidade e força para a realização desta ação. Geralmente, quarterbacks lançam a bola em pontos futuros, para que os recebedores possam pegá-la em velocidade e tentar alcançar a endzone para pontuar.

Um fator importante para um passe perfeito, é o espiral da bola. O espiral é a rotação da bola em seu eixo central, uma execução boa, faz com que a bola voe com mais velocidade e precisão para chegar em seu alvo. Ademais, as bolas de futebol americanos, por serem uma elipsoide, são mais achatadas, formando um “bico” que sofrendo ação de um espiral, conseguem diminuir a resistência do ar.

O futebol americano, assim como diversos entretenimentos que nos cercam, são marcados por lógicas científicas complexas. Isso faz com que o Superbowl seja bem interessante não apenas pelo lazer, mas pelo aprendizado que ele pode nos exemplificar.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp