7 dicas para organizar sua rotina

5708

Agora que o INEP divulgou o edital do Enem, não tem mais desculpa. É hora de arregaçar as mangas. As provas serão nos dias 5 e 6 de novembro, assim sendo, o desespero começa a bater nos alunos que ainda não começaram a se preparar.

As perguntas mais frequentes de quem começa a se preparar agora são:

Será que dá tempo de absorver todo o conteúdo cobrado no Enem em apenas 6 meses?
Quantas horas eu devo estudar por dia?
Quais são os temas mais cobrados no Enem?

Para te ajudar um pouco, seguem 7 dicas para organizar sua rotina:

  1. Rotina

Você precisa organizar seu dia levando em conta seus compromissos diários. Escola, aula de natação, curso de inglês são coisas que fazem parte da sua rotina e vão consumir um tempo que não será possível estudar. Estes compromissos são fixos, então, o restante vai ser organizado ao redor deles. Calcule quantas horas você realmente tem disponíveis para estudar por dia. Seja realista. (veja mais sobre isso aqui)

  1. Plano de Estudos

Esse é fácil, o QG já monta para você um Plano de Estudos semanal. É só você encaixar os tabela_semana4turnos de estudos dentro da sua rotina fixa.  Clique aqui para ver como é um plano de estudos semanal e dividido por turnos.  Junto com a aula, lançaremos a turma de maio, que possuirá seu próprio plano de estudos.

  1. Faça Pausas

Estudar é muito importante, mas não se sobrecarregue, pois isso só prejudicará seus estudos. Faça pausas constantes para repor as energias. A cada 1 hora, pare por 10 ou 15 minutos. Durante a pausa, ande pela casa, beba água e saia daquele ambiente de estudos.

  1. Leitura Constante

Ler ajuda a melhora da sua gramática e lhe dá uma gama maior de vocabulários para você usar na sua redação. Por isso, é muito importante você estar sempre lendo no ano de vestibular. Nesse caso, não leia livros didáticos, priorize jornais, revistas, livros, etc.

  1. Escrever

Não tem como escapar, no Enem você terá que fazer uma redação de qualquer forma. Veja aqui alguns temas para você praticar. No Curso Completo do QG e no Curso Redação na Prática, liberamos e corrigimos temas semanais para você praticar.

  1. Não seja intransigente

Outros compromissos irão surgir e em alguns dias você terá que mexer na sua rotina de estudos. Não tem problema, você compensa em outros dias na semana. Ano de vestibular não significa ficar enclausurado, você também deve ter seu momento de distração e diversão.

  1. Revise

Procure sempre revisar o que já foi estudado para que aquele conhecimento não fique perdido na sua cabeça. Como estamos numa rotina de estudos intensiva, é importante que revisemos para não perdermos pontos importantes das matérias.

Todas essas perguntas feitas anteriormente serão abordadas em uma aula de planejamento de post2estudos do dia 2 de maio. Juntamente com a aula ao vivo, faremos o lançamento da Turma de Maio do QG do Enem, com uma carga horária de aulas reduzida, priorizando os temas mais cobrados na prova. Então, calma e que além de ensinar técnicas e oferecer ferramentas, o QG do Enem ainda providencia um plano de estudos semanal até a data da prova.

A aula ao vivo de planejamento de estudos será na segunda-feira, dia 2 de maio, às 20h. Para assistir, é só acessar www.aovivo.enem.com.br. Na transmissão será possível enviar perguntas através do chat. Para saber mais e confirmar presença no evento, acesse: http://bit.ly/Planejamento6Meses.