Como estudar para o Enem: Planejamento de Estudos

5
38275

O Curso Foca na Medicina conta com 5 horas de aulas de planejamento de estudos. No post de hoje, vamos tirar uma casquinha da aula do professor Eduardo Galves e ensinar para vocês uma ótima técnica para organizar seus estudos.

Sabemos que temos no mínimo 11 matérias para estudar: Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. Além de nos preocuparmos com as atualidades entre outros assuntos. É muito fácil para um aluno ficar perdido. Para isso, seguem algumas dicas do nosso mestre:

– Faça um quadro de horário semanal. Separe seu dia por blocos de uma hora. Não deixe de preencher a tabela com nada, é importante você preencher com o momento que você vai almoçar ou malhar, assim, fica mais fácil de organizar o dia. O QG te disponibiliza uma tabela que é só imprimir e usar! Clique na imagem para abrir no tamanho real e imprimir.

planilha como estudar para o enem

– Distribua as disciplinas entre grupos. Esses grupos organizarão a sua semana. Por exemplo, considerando que você não vai estudar nos finais de semana: no grupo 1 estão as aulas de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). Dentro desse grupo 1, Física é a matéria 1.1, Química é a 1.2 e Biologia a 1.3. Segunda-feira são os dias que estudo uma matéria do Grupo 1, logo, na primeira segunda-feira do mês é o dia de Física, na segunda é Química e na terceira segunda-feira do mês, Biologia. Continuando o exemplo, tendo como meu grupo 2 o de Ciências Humanas (2.1 História, 2.2 Geografia, 2.3 Sociologia e  2.4 Filosofia). Terças-feiras são os dias das matérias do Grupo 2, então na primeira terça do mês estudo História; na segunda, Geografia; na terceira, Sociologia; e, por fim, na última terça do mês, Filosofia. E por aí vai, não esqueça de colocar Redação em um grupo separado. Já organizamos um arquivo para você formar seus próprios grupos! Clique na imagem para abrir em tamanho real e imprimir, mas primeiro, veja a breve explicação do professor.

grupos

– Comece sempre pelos conteúdos mais pesados, pois seu cérebro ainda está fresco.

– Intercale tópicos difíceis com fáceis para que não fique muito maçante.

– Pause 10 minutos a cada 50 minutos ou 15 minutos a cada uma hora. Faça pausas que não te tirem muito o foco, pois você ainda deve retomar os estudos. Clique aqui e aqui dicas para focar melhor estudos.

– Durma no mínimo 6 horas por dia. Ao estudar cansado, seu rendimento será pior.

– Como a cada 3 horas, pois assim seu nível de energia não cai e você continua estudando a todo vapor. Tente coincidir as pausas dos estudos com o horário de comer.

Para quem quiser calcular quantas horas precisa estudar por dia para terminar o curso, o QG do Enem criou um programinha para você calcular. Clique aqui e a tabela do Excel começará a ser baixada. Abra o arquivo e você verá a imagem “Operação inválida. Permitir a ligação tabela 1de macros através de Ferramentas/Macro/Segurança”. Na parte superior da tabela, você verá a mensagem “MODO DE EXIBIÇÃO PROTEGIDO”, clique no botão “Habilitar Edição”. A mensagem superior será substituída por “AVISO DE SEGURANÇA”, clique em “Habilitar Conteúdo”. Pronto, agora você já pode fazer seus cálculos e planejar seus estudos.

planejamento

 

 

 

 

Curtiu?! Essa dica completa e mais dicas fazem parte do curso Foca na Medicina. Não conhece?! Clique aqui e confira!

 

Comentários

comentários

5 COMENTÁRIOS

  1. Oi! Não consegui baixar a tabela do excel para saber quantas horas devo estudar. Tem algum outro link?

  2. Planejar como estudar da maneira correta, é nessa parte que estou errando. Sempre acabo deixando os estudos em segundo plano e tratando eles com desleixo e desorganização. Nesse ano quero que a situação seja diferente. Muito obrigado pelas dicas!

DEIXE UMA RESPOSTA