4 dicas para uma dia produtivo de estudos em casa

estudos produtivo

Estudar em casa sempre pode ser um desafio. Ao contrário de espaços como bibliotecas e escolas, o ambiente doméstico nos obriga a conciliar diversas demandas para além dos estudos. É necessário foco, mas algumas ações podem te ajudar muito nesse caminho. No post de hoje, veremos 4 dicas para um dia produtivo de estudos em casa!

  1. Cuide de si

    Essa dica é bem fundamental e não à toa veio em primeiro. Pode parecer boba e não tão relacionada aos estudos, porém está sim, caro(a) estudante. Por cuidar de si, falamos aqui de 3 pontos: sono, alimentação e exercícios.

    Estes são indispensáveis para ser produtivo(a) nos estudos e, bem, em qualquer outra coisa. Isso porque, quando em equilíbrio, eles nos ajudam a manter a motivação e a mente mais tranquila. Tira aquele tênis da sapateira e liga o fit dance!

  2. Planeje seu dia

    Quando o assunto é estudar, ter vontade nem sempre nos garante um dia produtivo. Nesse sentido, planejar seu dia te ajuda a organizar o tempo disponível e dividi-lo entre as tarefas existentes.

    Para quem está estudando em casa, esta é uma ferramenta bem relevante. Portanto, invista em planilhas e caderninhos, e toda manhã (ou noite anterior) reserve um tempo para definir os objetivos do dia.

    estudos produtivo

  3. Tenha seu “templo” de estudos

    A harmonização de ambientes é algo valorizado em diversas culturas. Quem nunca ouviu falar da prática chinesa do Feng Shui? Praticante ou não, o fato é que ter um local organizado e definido para nossos estudos faz toda a diferença.

    Seja na sala ou no quarto, reserve um cantinho (sempre organizado) para deixar seus materiais. Isso irá te ajudar a criar uma “atmosfera de estudos” e a manter o foco!

  4. Administre seu tempo

    Desde meados do século XVIII, o relógio assumiu um papel fundamental em sociedades industriais: controlar o tempo. E no presente não é diferente. A ideia aqui é reconhecer isso, mas sem pirar, beleza?

    Alguns métodos de estudos, tal como o Pomodoro, nos ajudam a adequar os estudos a essa dinâmica do tempo. Pode ser uma adição legal à sua rotina de estudos!

Quer estudar para o vestibular? O QG do Enem te ajuda nessa!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp