4 coisas que todo vestibulando precisa saber sobre a Guerra da Síria

1387

A Guerra da Síria é a maior e mais duradoura guerra civil da História do mundo, teve início em 2011, na Primavera Árabe , e perdura até os dias de hoje.

1. Como a Guerra da Síria pode ser abordada nas provas do vestibular?

As questões do Exame Nacional do Ensino Médio das provas de Linguagens e Ciências Humanas são compostas de diversos textos e referências sobre atualidades. A prova do ENEM é formulada no início do ano, como vocês sabem, mas os acontecimentos que ocorreram e foram discutidos após esse período não devem ser desconsiderados já que você pode usá-los na prova de redação. A Guerra da Síria pode ser abordada tanto em um critério como em outro, já que a guerra civil dura mais de 10 anos.

2. A cultura na Síria anterior à Guerra.

Como era a Síria antes da Guerra? O país teve sua independência alcançada em 1945 (o que é um acontecimento relativamente recente) e 6 patrimônios culturais declarados pela UNESCO, além de diversos sítios arqueológicos importantes. Antes da guerra, o turismo atraía pessoas de todo o mundo para o local onde nos últimos anos a população busca apenas uma coisa: a sobrevivência. Atualmente, esses patrimônios e locais arqueológicos estão ameaçados e alguns até já foram destruídos pela guerra. 🙁

3. O que são os refugiados?

Os refugiados são pessoas que foram praticamente obrigadas a deixar suas casas devido à guerra, por medo de morrer, ser perseguido, ser sequestrado ou que seus parentes sejam. O destino dessas pessoas são outros países, já que o seu não oferece mais a segurança mínima necessária para se viver. Agora, imagine a situação dos refugiados da Síria, onde mais de 320 mil sírios foram mortos nos últimos 6 anos e o país já não tem mais estrutura para qualquer tipo de sobrevivência, triste né?

Os números divulgados esse ano mostram que são mais de 5 milhões de refugiados sírios. A maioria deles saem do país sem nenhuma condição e muita vezes sem saber para onde ir. As formas de fuga são precárias e perigosas feitas pelo Mediterrâneo Oriental, Ocidental e outras diversas rotas. O principal destino escolhido pelos refugiados é a Europa Ocidental. Esse movimento dos refugiados ocasionou em uma grave crise migratória no continente em 2015 devido ao grande número de procuras por asilos. Essa onda migratória é a maior da História desde a Segunda Guerra Mundial.

4. Quais são os países envolvidos na guerra

A guerra tem apoio de países pelo mundo dos dois lados: países apoiadores do ditador Bashar Al-Assad e países apoiadores da oposição.

Apoiadores do governo de Bashar Al-Assad:

Rússia, Irã, Iraque, entre outros países oferecem apoio ao combate de rebeldes sírios na guerra. A aliança da Rússia com o governo vem antes do início do confronto. O fato é que desde o início, o governo russo oferece armamento e soldados aos militares sírios, embora o presidente russo, Vladimir Putin, recuse qualquer tipo de denominação de apoio à guerra. Especula-se que a Rússia tenha oferecido suporte econômico ao governo precário da Síria.
Apenas em 2015 foi confirmada a presença do exército russo em terras sírias, quando se encontrou uma grande base militar com armamentos pesados para a guerra.

Apoiadores da oposição:

Em 2013, A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) forneceu armamento para a oposição do governo ditador, mas declarou que não faria nenhum tipo de intervenção militar no país.

Em 2012, uma agência de notícias britânica divulgou que haviam soldados britânicos atuando em campo sírio junto da oposição, mas nada foi confirmado abertamente.

Também em 2012 os Estados Unidos passou a apoiar financeiramente o Exército Livre da Síria, que como era de se esperar, não tinha nenhum outro apoio. Agentes da CIA também entraram em combate junto da oposição ao governo de Brashar Al-Assad. O papel dos EUA na guerra é importante, pois em todo esse processo o país já ofereceu armamentos não letais, apoio financeiro e inseriu forças americanas para combater o governo ditatorial.

E você, o que pensa sobre esse conflito? Você apoia a posição dos países citados acima? Porque sim ou não? Estabeleça seu senso crítico e se empenhe ao máximo para que esse momento em que o mundo se encontra seja diferente. Veja a linha do tempo da guerras em duas partes: Parte 1 e Parte 2.

Assista uma aula sobre o assunto:

 

Boas provas! 🙂