Você sabe quem faz as questões do Enem?

Muitos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio ficam tão focados em conhecer o padrão de questões da prova e em como os conteúdos são cobrados, que acabam não pensando em como aquelas perguntas chegam no exame.

Se você acha que um professor ou um grupo de professores se reúne em uma mesa e monta as provas de uma vez, você está muito enganado. Tanto as questões do Enem quanto as de outros concursos públicos são selecionadas através de um acervo, o Banco Nacional de Itens (BNI).

O Ministério da Educação e o Inep convocam instituições públicas e federais, tanto da educação básica quanto da superior, para contribuir com o banco. Estas decidem quais professores serão indicados para montar as questões, pois os docentes devem estar dentro do perfil definido pelo Inep.

Ao se cadastrar, as instituições definem em qual área do conhecimento (ciências humanas, imagem isolada matematicaciências da natureza, linguagens e códigos e matemática) contribuirão fazendo e revisando questões. Segundo o MEC: “A demanda de questões será orientada continuamente de acordo com as necessidades do BNI e a disponibilidade das instituições, considerando as habilidades e competências das matrizes do Enem. “

Esse ano, as inscrições no BNI acontecem em maio. Então, ainda dá tempo de manter pensamentos positivos para que as questões enviadas sejam do jeitinho que você sabe resolver. Mas QGniano nenhum sofre desse medo e vai mandar bem em todas as questões.

Para você que não conhece, vamos te ajudar a se preparar para as temidas questões. Confira nosso Curso Completo com resolução de exercícios e muita teoria, e também o curso de Questões focado na resolução de mais de 2000 exercícios. Clique aqui.

cursocompleto2016em7meses_banner

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp