Você sabe o que é Encceja?

Antes, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) era a ferramenta usada para conseguir o diploma da educação básica.

591

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para residentes no Brasil (Encceja Nacional) estão abertas até as 23h59 do dia 18 de agosto. As avaliações serão aplicadas no dia 08 de outubro de 2017.

De acordo com o edital, as oportunidades serão destinadas aos jovens e adultos que querem obter certificação do ensino fundamental ou do ensino médio.

Antes, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) era a ferramenta usada para conseguir o diploma da educação básica. O Exame apontava que, para obter o certificado, o candidato deveria ter pelo menos 18 anos, além de no mínimo 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação. Com as mudanças no exame, anunciada no início desse ano, ele perdeu essa função.

Abaixo, o QG mostra um passo a passo de como fazer a inscrição.

Os candidatos poderão se inscrever no endereço eletrônico oficial: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso

Imagem_um2.Dados necessários

Primeiro, informe o CPF e a data de nascimento. O sistema usa, assim como no Enem, uma verificação que exige que o candidato clique em uma figura para prosseguir.

Imagem_dois

3. Dados pessoais 

Informe o número do documento de identidade, filiação, estado civil e endereço.

4. Atendimento Especializado

Informe se “Necessita de atendimento especializado para a realização da prova”

Imagem_tres

5. Atendimento especializado

No caso de atendimento específico, é preciso incluir a CID referente ao diagnóstico médico.

6. Prova

Nesta etapa, é necessário informar o nível para o qual deseja obter a certificação. É possível escolher entre ensino médio ou fundamental. Depois, indique quais provas pretende fazer. No caso de primeira tentativa, é preciso escolher todas:

Prova I – Ciências Naturais

Prova II – História e Geografia

Prova III – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna Artes, Educação Física e Redação

Prova IV – Matemática

Fica a dica: a opção de realizar provas específicas é recomendada para candidatos que já realizaram a prova em anos anteriores e obtiveram certificações parciais. Se o seu objetivo é conseguir o diploma do ensino fundamental ou do ensino médio, é preciso obter aprovação em todas as provas, mesmo que em edições anteriores.

imagem_quatro7. Questionário

O Inep realiza um questionário socioeconômico, semelhante ao que já foi visto em edições anteriores de exames como o Enem. Os dados são usados para traçar o perfil dos participantes e dar subsídios para políticas educacionais.

8. Contato e senha

Nesta última etapa, é necessário informar:

Um número de telefone fixo;

Um número de celular;

Um endereço de e-mail;

Cadastrar uma senha (mínimo de 6 e máximo de 10 caracteres, podendo conter apenas números e letras, com distinção de maiúsculas e minúsculas.).

emoji