Você sabe a diferença entre Medicina e Biomedicina?

O ano de vestibular, por ser o momento da escolha da profissão, pode vir acompanhado de dúvidas e incertezas. Para quem tem interesse na área da saúde, muitas vezes há uma indecisão envolvendo os cursos de Medicina e Biomedicina. Você conhece as diferenças entre eles?

O curso de Medicina tem como principal objetivo a manutenção ou restauração da saúde das pessoas. Os profissionais formados por esse curso atuam em contato direto com pacientes para tratar e prevenir suas enfermidades. Somente médicos podem diagnosticar doenças, realizar cirurgias, pedir exames e prescrever medicamentos.

Entre as áreas de atuação do médico, estão a cardiologia, que envolve as doenças relacionadas ao coração; neurologia, que estuda as doenças do sistema nervoso; ortopedia, que atua no tratamento de doenças nos ossos; entre muitas outras.

Já o curso de Biomedicina também tem como foco a saúde, mas, neste caso, ela vem por meio do estudo e da pesquisa. Os biomédicos identificam e analisam microrganismos causadores de patologias humanas e, assim, podem desenvolver vacinas e remédios. Em geral, esses profissionais não lidam diretamente com pacientes e têm como ambiente mais comum de trabalho o laboratório.

Além disso, biomédicos podem atuar em áreas como a de análises clínicas, realizando exames de sangue e outros fluidos e assinando os respectivos laudos; perícia criminal, fazendo a análise forense de material biológico encontrado em cenas de crime; reprodução humana, manipulando gametas; entre várias outras.

O médico e o biomédico podem trabalhar de forma complementar, pois, embora sejam profissões diferentes, compartilham do mesmo objetivo final: gerar bem-estar e saúde para as pessoas. Um exemplo dessa complementaridade está no fato de biomédicos basearem suas pesquisas em dados práticos obtidos por médicos, e estes aplicarem em seus diagnósticos as ferramentas desenvolvidas por biomédicos em laboratório.

Conheça os aprovados em Medicina do ano de 2018!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp