Dicas de Redação: Você conhece todos os tipos textuais?

Uma das competências da prova do Enem é ter o domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo e a compreensão da proposta. Porém, outros vestibulares podem te cobrar a compreensão de outros tipos textuais que existem. Você sabe quais são e como que se estruturam? Confira abaixo:

Dissertativo-argumentativo

Uma redação dissertativa-argumentativa tem por objetivo analisar elementos de uma determinada realidade a partir de conceitos abstratos, apresentando argumentos a favor ou contra do ponto de vista que está sendo defendido.

A estrutura de um texto dissertativo-argumentativo deve seguir a seguinte estrutura:

Parágrafo de introdução: Apresenta ao leitor o tema que será abordado, de modo que ele possa entender a que contexto se refere os argumentos que serão expostos. Além disso, também deve ser apresentado a “tese central” do seu texto, ou seja, o ponto de vista geral que será defendido ao longo do texto.

Desenvolvimento: O desenvolvimento do seu texto deve ter em média três parágrafos e será a parte de sua redação em que você irá convencer o leitor da sua tese principal, através da apresentação de seus argumentos.

Conclusão: O último parágrafo de seu texto deve ser reservado para apresentar as conclusões finais sobre o tema abordado e, o mais importante, apresentar a sua proposta de intervenção para o problema discutido.

Descritivo

Um texto descritivo irá descrever elementos concretos que representem uma realidade. É um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento e o seu objetivo, sobretudo, é transmitir para o leitor as qualidades e impressões desse algo.

Um texto descritivo deve seguir a seguinte estrutura:

Parágrafo de introdução: Apresentação do que se pretende descrever.

Desenvolvimento: É a parte onde a descrição é feita, através de uma caracterização objetiva ou subjetiva do que você deseja descrever.

Conclusão: Nesta parte, a finalização da apresentação é feita. Não há um procedimento específico para a conclusão de um texto descritivo, normalmente é a parte em que se completa a caracterização.

Narrativo

Um texto narrativo irá relatar uma determinada história usando artifícios que passem a ideia de uma progressão temporal ao leitor. Diferente do texto descritivo, que situa elementos concretos no espaço, o texto narrativo irá situar seres e objetos no espaço e no tempo.

Um texto narrativo segue a seguinte estrutura:

Parágrafo de introdução: Apresenta as personagens da narração, localizando-as no espaço e no tempo.

Desenvolvimento: Nesta parte que se estrutura as características das personagens, constroem-se a trama e o suspense, que dão resultado ao clímax da redação.

Conclusão: Existem várias maneiras de concluir uma narração. Pode-se apresentar um desfecho para a trama ou apenas esclarecer o desenvolvimento da história.

 Quer dicas sobre a redação do ENEM? Veja aqui.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp