Virar a noite estudando? Quais as consequências

QGnianos, se tem uma coisa que vestibulando sabe bem é virar a noite estudando. Nós sabemos que a tentação de terminar a matéria e estudar ao máximo é muito importante. Mas dormir também é MUITO importante para que você alcance a sonhada aprovação.

Em 1965, um estudante de 17 anos passou 264 horas sem dormir. Foram 11 dias sem pregar os olhos para ver como ele reagiria. No segundo dia, seus olhos pararam de focar. Logo depois, ele perdeu suas habilidades de identificar objetos pelo toque. No terceiro dia, o mal humor e a falta de coordenação reinavam. No final do experimento, ele estava com fortes dificuldades para se concentrar, sua memória recente era praticamente nula, ele ficou paranoico e começou a ter alucinações. Após esse período, o estudante recuperou os danos físicos e psicológicos, mas para alguns, perder tantas horas de sono pode resultar em alterações hormonais, doenças, e, em casos extremos, morte.

Até hoje não entendemos totalmente os motivos pelos quais precisamos dormir, mas o que sabemos é essencial. Adultos precisam de no mínimo 7/8 horas de sono por noite, já adolescentes precisam de 10. Nós ficamos com sono devido a sinais que o nosso corpo passa para o nosso cérebro avisando que estamos cansados. Além disso, o sono também é influenciado pelo ambiente externo que nos mostra que está escuro do lado de fora.

O aumento dos elementos químicos que nos induzem ao sono, como adenosina e melatonina, fazem nossa respiração e batimentos cardíacos ficarem mais lentos e nossos músculos relaxarem. É nesse momento também que os vestibulandos escolhem ignorar os sinais do corpo e decidem virar a noite estudando, mas sério, não façam isso. Essa fase pré REM é quando nosso DNA se recupera e nosso corpo se renova para o dia seguinte.

Quando perdemos o sono, nossos estudos, memória, humor e tempo de reação são afetados. A falta de sono também pode causar inflamações, alucinações, pressão alta, e já foi até associada a diabetes e obesidade. Estudos já comprovaram que dormir menos de 6 horas por noite aumenta em 4.5 vezes o risco de enfarte. Como deixar de dormir pode ser tão ruim para a saúde?

Os cientistas acreditam que é devido ao acúmulo de toxinas no cérebro. Enquanto estamos acordados, nossas células estão ocupadas gastando nossas fontes de energia que são quebradas em diversas substâncias, incluindo adenosina. Com o aumento de adenosina no corpo, a necessidade de dormir aumenta, gerando uma pressão para dormirmos. Outros resíduos também se acumulam no cérebro e se eles não são jogados fora, eles sobrecarregam o órgão e acredita-se que isso gere os sintomas negativos da falta do sono. É nesse momento que você, vestibulando resolve beber a famigerada cafeína que começa a agir e você decide que vai virar a noite estudando. Clique aqui para entender como cafeína age no nosso corpo.

Mas o que acontece com o nosso cérebro enquanto dormimos? Existe um sistema chamado Glinfático que é bem mais ativo quando estamos dormindo e que limpa esses resíduos no cérebro. Se não há sono, não há limpeza, se não há limpeza, há acúmulo, se há acúmulo, você já sabe…01

Bem QGnianos, acho que deixamos claro aqui a importância que você deve dar para seu sono. Dormir é muito importante ainda mais com uma rotina que pede muita concentração e mente tranquila para aprender. Vamos colocar o sono em dia? 😴

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp