Veja 15 temas de redação para o Enem 2016

Separamos 15 temas de redação para você praticar para o Enem 2016! Dá uma olhada:

Os desafios da mobilidade urbana no Brasil

Este tema poderá abordar questões que envolvam o deslocamento do brasileiro, os principais problemas e custos da mobilidade urbana, soluções e modelos de mudança para a mobilidade urbana no Brasil. (saiba mais)

Os impactos sociais da leitura no Brasil

Aqui você poderá encontrar textos que sejam relacionados a importância da leitura na formação social e cultural de um cidadão e também estatísticas sobre a frequência de leitura do brasileiro nos dias de hoje. (saiba mais)

A reconstrução do professor como ferramenta social brasileira

Sobre o papel do professor na sociedade brasileira você poderá encontrar propostas de redação que te exijam dissertar sobre a parcialidade ou imparcialidade dentro de sala de aula, sobre a desvalorização do salário do professor ou sobre a função ideológica e social de seu papel. (saiba mais)

Os desafios do sistema carcerário brasileiro no séc. XXI

Neste tópico, será apontado os principais problemas do sistema carcerário brasileiro, como a superlotação e a falta de políticas educativas nas prisões. (saiba mais)

Os desafios do envelhecimento na sociedade brasileira

Os maus tratos aos idosos no Brasil, a falta de investimento em políticas públicas e a previdência social podem ser assuntos pauta sobre este tema. (saiba mais)

O papel do ativismo social na democracia brasileira

Sobre ativismo social você poderá ver tópicos relacionados à ciberativismo e a sua influência nos dias atuais, e também sobre a importância das manifestações sociais na manutenção da democracia. (saiba mais)

Os desafios da imprensa na manutenção da democracia

Neste, você poderá encontrar assuntos relacionados à liberdade da impressa, sobre a importância da informação nas mãos das grandes mídias e sobre a imparcialidade dos veículos de comunicação. (saiba mais)

O exercício da cidadania dos deficientes físicos no Brasil

Com os Jogos Paralímpicos, temas como a mobilidade dos deficientes físicos nas cidades e o exercício da cidadania desta parte da população podem ser temas alvos para a redação do Enem 2016. (saiba mais)

A gestão dos recursos hídricos no Brasil

Soluções para o uso consciente da água e a crise hídrica podem ser temas chaves caso o assunto seja a gestão de recursos hídricos no Brasil. (saiba mais)

O papel do esporte na construção social brasileira

Acabamos de sediar o maior evento esportivo do mundo, então prepare-se para encontrar na sua prova assuntos que tenham relação com a importância do esporte na construção social brasileira. (saiba mais)

O conceito de família na contemporaneidade

O tema família pode envolver leis que pautem a definição estrutural de família, controles de taxa de natalidade e também as novas relações sociais que surgem com a modernidade. (saiba mais)

O culto à padronização corporal no Brasil

Neste tópico serão abordados assuntos que envolvam cirurgias plásticas arriscadas de modificação corporal, o preconceito por trás da padronização da beleza e os hábitos de consumo do brasileiro. (saiba mais)

O desafio da gestão de lixo na atualidade

Este tema poderá te exigir soluções viáveis para a diminuição do lixo no Brasil, e também sobre as consequências ambientais que o crescimento da quantidade de lixo produzido pelo ser-humano está causando ao planeta. (saiba mais)

O papel do voluntariado na sociedade brasileira

Este tema também pode ser um forte candidato ao Enem 2016, podendo apontar assuntos como o exercício da solidariedade no Brasil e o papel do trabalho voluntário na formação de um cidadão. (saiba mais)

O combate a endemias e epidemias no Brasil

Com o surto de doenças nos últimos tempos, como a Dengue e Zika Vírus, o Enem poderá te exigir soluções para o combate a endemias e epidemias no tema da redação. (Saiba mais)

Curtiu?! Todos esses temas fazem parte do nosso cursoredacao_post Redação na prática! Cada semana um tema novo para você praticar e, quinzenalmente, um tema extra para você! Todas as redações feitas são corrigidas! O curso está com 50% de desconto! Clique aqui para conferir!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp