10 curiosidades sobre a Guerra Fria

Veja 10 curiosidades sobre a Guerra Fria e entenda melhor este fato histórico:

1) O conflito aconteceu entre as duas maiores potências da época, Estados Unidos e a antiga União Soviética. Recebeu o nome de “Guerra Fria“, pois ambos os lados não entraram em confronto direto e com armamento nuclear, podendo ser considerada uma guerra de disputas estratégicas e conflitos ideológicos.

2) A primeira parte da Guerra Fria foi a corrida armamentista, onde houve uma disputa de armamentos entre os Estados Unidos e a União Soviética, com o principal objetivo de mostrar quem tinha mais poder bélico.

Resultado de imagem para cold war arms race

3) Durante o período da Guerra Fria, os EUA e a URSS também se envolveram em outras guerras diretas, fornecendo recursos financeiros e armamentos para lados opostos. Exemplo disso foi a Guerra do Vietnã, onde o Vietnã do Sul teve apoio dos Estados Unidos, através de dinheiro e armas, e o Vietnã Norte teve a União Soviética como aliado.

Resultado de imagem para guerra do vietnã

4) Em 1950, iniciou-se a Guerra da Coréia também como um dos desdobramentos da Guerra Fria. De um lado, Estados Unidos e o Reino Unido, aliados da Coreia do Sul, do outro, a China e a União Soviética, aliadas da Coreia do Norte a favor do comunismo.

5) A luta entre os norte-americanos e os soviéticos também desencadearam diversas ditaduras militares na America Latina. Países como Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai foram algumas das nações que perderam suas democracias com apoio dos Estados Unidos.

Resultado de imagem para ditadura militar brasil

6) A Guerra Fria também se estendeu para o espaço. A chamada corrida espacial começou a partir de 1957, quando as duas potências começaram uma disputa por satélites, missões espaciais, foguetes e até pela lua. Os soviéticos mandaram o primeiro homem ao espaço, e os norte-americanos enviaram o primeiro homem à Lua.

Resultado de imagem para primeiro homem a lua

7) A Guerra Fria foi um combate que gerou uma divisão global entre dois lados: capitalistas e comunistas. Entretanto, alguns países como Índia, Africa do Sul e Egito mantiveram a neutralidade, o que gerou o Movimento dos não Alinhados. A primeira conferência deste movimento aconteceu em Bandung, na Indonésia em 1955, e envolveu 29 países.

Resultado de imagem para conferencia de bandung

8) Durante todo o período da Guerra Fria, o Estados Unidos espalhou sobre todo o seu território enormes sirenes de alerta com 3,5 metros de comprimentos. As sirenes eram tão poderosas que podiam transformar névoa em chuva.

Resultado de imagem para cold war sirens

9) Em meados da década de 1980, a antiga URSS começou a instaurar medidas políticas e econômicas durante o governo de Mikhail Gorbachev. A Glanost (transparência, em russo) e a Perestroika (reestruturação, em russo) tinham como principais objetivos salvar a economia soviética e garantir maior abertura política. Estas medidas foram as principais responsáveis pelo fim da União Soviética, que foi dissolvida em 26 de dezembro de 1991.

Resultado de imagem para perestroika e glasnost

10) O principal marco que simbolizou o fim da Guerra Fria foi a queda do Muro de Berlim, que durante quase 30 anos dividiu a capital da Alemanha em lados socialista e capitalista. O Muro de Berlim foi derrubado pelos próprios cidadãos alemães em 9 de novembro de 1989.

Resultado de imagem para queda do muro de berlim

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp