USP terá mais de 2 mil vagas no Sisu 2017

A Fuvest, em sua próxima edição do vestibular, irá destinar cerca de 24% de suas vagas ao Sistema de Seleção Unificado (SISU). Serão 2.171 vagas aos candidatos que desejarem ingressar na USP em 2017.

Do total dessas vagas, 512 serão para ampla concorrência; 1.332 para estudantes que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escolas públicas; e 327 para alunos de escolas públicas e que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas (PPI).

O objetivo da implementação das vagas ao SISU, segundo o Conselho Universitário da Universidade de São Paulo, é gerar mais acessibilidade aos alunos da rede pública, que representaram uma parcela de apenas 27% do total de alunos ingressantes na última edição do vestibular da USP, por exemplo.

USPnoENEM_post

Entretanto, não são todas as instituições da USP que irão aderir às vagas pelo SISU. O Instituto de Física em São Carlos e a escola de Engenharia em São Carlos não irão ceder vagas ao sistema. A faculdade de Medicina ainda está avaliando a possibilidade.

Ano passado, foram disponibilizadas 1.458 vagas da USP pelo SISU, só que apenas 567 delas foram preenchidas por alunos oriundos de escolas públicas. Com exigências de notas de corte bem elevadas, a universidade terminou o processo seletivo de 2016 com cerca de 10,4 % das vagas não preenchidas pelo sistema, pois não haviam candidatos aptos no processo.

Entenda melhor como funcionam as vagas da USP pelo Enem clicando aqui.  Veja aqui o tema da redação do vestibular da Fuvest 2016.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp