Urbanização – Entenda os Conceitos de Função Urbana, Hierarquia Urbana e Rede Urbana

Na verdade, a Revolução intensificou o êxodo rural e, consequentemente, a ocupação urbana.

72986

Denomina-se urbanização o aumento da participação da população urbana. Engana-se quem acredita que as cidades surgiram com a Revolução Industrial. Na verdade, a Revolução intensificou o êxodo rural e, consequentemente, a ocupação urbana. As primeiras cidades datam da transição do Paleolítico para o Neolítico, quando a cidade tinha papeis relacionados ao comércio (troca de excedentes) e área de poderes exercidos, seja por caçadores, reis etc.

Agora, vamos conhecer alguns conceitos:

Função urbana é o papel econômico desempenhado por uma cidade dentro de uma lógica de divisão do trabalho.

 

Hierarquia Urbana

A hierarquia urbana é a forma de organização das cidades, ou seja, é a escala de subordinação entre as cidades. A grande cidade exerce uma alta influência econômica sobre as médias e pequenas cidades.  A hierarquia urbana determina a estrutura econômica, o que cria uma rede de ligações e influências entre os centros urbanos do mundo (pequenas, médias e grandes cidades).

A hierarquia urbana no Brasil está dividida basicamente em 5 grupos: metrópoles, capitais regionais, centros sub-regionais, centros de zona e centros locais.

Rede Urbana

A rede urbana é formada pelo sistema de cidades, no território de cada país interligadas umas às outras através dos sistemas de transportes e de comunicações, pelos quais fluem pessoas, mercadorias, informações etc.

O estudo das articulações da rede urbana constitui algo essencial na atualidade, pois com o desenvolvimento das novas tecnologias de transporte e comunicação (meio técnico-científicoinformacional), o modelo de articulação foi alterado profundamente. No modelo clássico (modelo industrial), a articulação entre as cidades ocorre de forma rígida. Já no modelo atual (modelo informacional), a articulação é marcada pela flexibilidade, como se pode observar no esquema a seguir.

No caso brasileiro, este fenômeno ocorreu a partir da década de 1970, devido ao avanço infraestrutural informacional registrado no país. A rede bancária brasileira, por exemplo, foi integrada on line já no início dos anos 1970.