Urbanização – Entenda os Conceitos de Função Urbana, Hierarquia Urbana e Rede Urbana

Denomina-se urbanização o aumento da participação da população urbana. Engana-se quem acredita que as cidades surgiram com a Revolução Industrial. Na verdade, a Revolução intensificou o êxodo rural e, consequentemente, a ocupação urbana. As primeiras cidades datam da transição do Paleolítico para o Neolítico, quando a cidade tinha papeis relacionados ao comércio (troca de excedentes) e área de poderes exercidos, seja por caçadores, reis etc.

Agora, vamos conhecer alguns conceitos:

Função urbana é o papel econômico desempenhado por uma cidade dentro de uma lógica de divisão do trabalho.

 

Hierarquia Urbana

A hierarquia urbana é a forma de organização das cidades, ou seja, é a escala de subordinação entre as cidades. A grande cidade exerce uma alta influência econômica sobre as médias e pequenas cidades.  A hierarquia urbana determina a estrutura econômica, o que cria uma rede de ligações e influências entre os centros urbanos do mundo (pequenas, médias e grandes cidades).

A hierarquia urbana no Brasil está dividida basicamente em 5 grupos: metrópoles, capitais regionais, centros sub-regionais, centros de zona e centros locais.

Rede Urbana

A rede urbana é formada pelo sistema de cidades, no território de cada país interligadas umas às outras através dos sistemas de transportes e de comunicações, pelos quais fluem pessoas, mercadorias, informações etc.

O estudo das articulações da rede urbana constitui algo essencial na atualidade, pois com o desenvolvimento das novas tecnologias de transporte e comunicação (meio técnico-científicoinformacional), o modelo de articulação foi alterado profundamente. No modelo clássico (modelo industrial), a articulação entre as cidades ocorre de forma rígida. Já no modelo atual (modelo informacional), a articulação é marcada pela flexibilidade, como se pode observar no esquema a seguir.

No caso brasileiro, este fenômeno ocorreu a partir da década de 1970, devido ao avanço infraestrutural informacional registrado no país. A rede bancária brasileira, por exemplo, foi integrada on line já no início dos anos 1970.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp