Graduação a distância: saiba como funciona

O ensino EAD (Educação a distância) é pouco considerado pelos estudantes, principalmente os vestibulandos que focam no ENEM e em outras provas para graduações presenciais. O que não se sabe é que um grande número de Universidades em todos o Brasil, oferecem cursos de Graduação a distância e não há diferença quanto ao desenvolvimento do curso nem diploma, você sai graduado no bacharel ou licenciatura da mesma forma que um curso presencial, tudo dentro das normas do MEC (Ministério da Educação).

Formas de ingresso:

A maioria das Universidades fazem um vestibular específico para a graduação EAD, com questões objetivas e redação. Esse vestibular tem datas específicas e o aluno precisa verificar e estar dentro do prazo das inscrições, realização da prova, resultados e chamadas. Por ser menos procurado, essas informações também são menos divulgadas.

O candidato pode escolher qualquer Universidade para estudar?

É necessário escolher um pólo de educação próximo de sua moradia, mesmo sendo a distância, o aluno precisará comparecer na Universidade para alguns procedimentos, tais como: matrícula, provas, apresentação de TCC, entre outros.

Basicamente todos os cursos de graduação possuem a forma EAD, pode-se excluir algumas engenharias e área de saúde, pois são áreas que exigem grande esforço prático. Os cursos mais procurados para se estudar de forma EAD são:

Administração, Artes cênicas, Artes visuais, Biologia, Ciência da Computação, Ciência Aeronáutica, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Religião, Ciências Econômicas, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Estética, Filosofia, Física, Geografia, História, Informática, Jornalismo, Letras, Logística, Marketing, Matemática, Música, Normal Superior, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Química, Serviço Social, Sistemas de Informação, Sociologia, Teatro, Teologia e Turismo.

Para saber como procurar seu curso EAD, vá em http://emec.mec.gov.br/ e siga as instruções:

1 – Clique na aba “Consulta Avançada

2 – “Buscar por:”, selecione “Curso de Graduação

3 – “Curso”, digite o nome do curso que pretende fazer

4 – “UF”, selecione o seu estado

5 – Se quiser buscar somente faculdades presentes em sua cidade, selecione o seu município.

6 – Em “Gratuidade do curso”, selecione a opção “Sim” para mostrar apenas faculdades gratuitas

7 – “Modalidade”, selecione a opção “A Distância

8 – “Situação”, selecione a opção “Em Atividade

9 – Clique no botão “Pesquisar

Boa pesquisa e boa sorte! 😉

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp