Unidade Básica

Quem está habituado a ver o dr. Gregori House (Hugh Laurie) em seu hospital bem cuidado em New Jersey na série que leva o nome do personagem, vai perceber a diferença das condições de trabalho que seu colega de profissão e de canal, dr. Paulo (Caco Ciocler), precisa enfrentar em “Unidade Básica”, primeiríssima produção de ficção do canal Universal.

A série mostra o dia a dia de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na periferia de São Paulo, onde os médicos trabalham sem equipamentos modernos e atuam quase como terapeutas, criando uma relação íntima com os pacientes.

Médicos chegam a visitar os doentes em casa, situação recorrente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Na série, dr. Paulo (Caco Ciocler) descobre outras doenças, além de melhorar a convivência entre parentes, Por causa da proximidade com os pacientes. Geralmente, série médica é sobre uma emergência, com casos complicados. Unidade Básica apresenta casos inspirados em histórias reais, diz Ciocler.

Conforme consta no site ISTOÉ, a base para a trama foi a experiência de Helena Petta, médica, roteirista da série e irmã da protagonista Laura, vivida por Ana Petta. “Minha irmã trabalhou muito tempo em UBSs. O foco não é no diagnóstico, mas na complexidade da realidade. Minha personagem chega tentando implementar o que aprendeu e vê que não é bem assim”, detalha a atriz.

Os produtores da série contam com um grupo de docentes dos Projetos de Apoio ao SUS executados pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa.

“A série irá mostrar o importante trabalho feito nas Unidades Básicas de Saúde, reconhecendo sua relevância dentro da estrutura de assistência às famílias atendidas pela rede pública”, explica o CEO do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Chapchap. “É importante levar ao conhecimento do público os desafios vividos e o comprometimento desses profissionais em todo o País. ” (Fonte: < http://universal.globo.com>).

Unidade Básica não irá mostrar a rotina de uma sala de emergência nem médicos investigando doenças raras, a nova série nacional irá mostrar a rotina de uma Unidade Básica de Saúde UBS que foca na prevenção e tratamento de base dos pacientes.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp