Umberto Eco no Enem

Umberto Eco, representante mundial da cultura italiana, faleceu na semana passada vítima de um câncer. O autor, que estourou mundialmente com seu livro “O Nome da Rosa”, tinha 84 anos.

Além de escritor de livros renomados, Eco também era considerado um grande pensador. Na umberto eco o nome da rosa - filmeobra citada, que também é a mais famosa, a história se passa em uma abadia italiana na época medieval onde um detetive investiga uma série de mortes suspeitas. O livro deu luz ao filme de mesmo nome com o ator Sean Connery.

Eco nasceu em 1932 em Alessandria (Itália) e estudou Filosofia e Literatura na Universidade de Turim, também na Itália. Suas obras acadêmicas mais importantes, conhecidas mundialmente, são “História da Beleza” e “História da Feiura”.

Mas qual seria a importância do autor no Enem? Bem, podemos pontuar algumas questões. O Exame valoriza muito a Literatura. Em 2015, cada caderno de provas do Enem vinha com uma frase na capa que deveria ser transcrita. Todas as frases eram da poetisa Cecília Meireles (Leia mais aqui). Além disso, Eco não era apenas um escritor, mas também percorreu pelos campos: da semiótica, da estética, da linguística, da história da literatura e da cultura de massa.

A obra “O Nome da Rosa” não ajuda o candidato apenas na Literatura, mas reforça o conhecimento de História e Filosofia, uma vez que ele traz reflexões sobre a escolástica (escola filosófica que representou o declínio da era medieval), a lógica e te leva para dentro do clima monástico do medievo europeu.

Neste exemplo, a questão abordava as ideias Escolásticas:

escolástica

(Gabarito:C – veja a prova completa do Enem 2015 aqui)

Além disso, o culto da beleza, tema abordado nas obras “História da Beleza” e “História da Feiura” é um tema cotado para a redação do Enem (treine aqui para a redação com este tema). Com essas obras, o candidato consegue argumentos e conhecimento para sua proposta de intervenção na redação (entenda os critérios de correção da redação no Enem). Ao falar sobre a “feiura”, Eco afirma: “(…) a feiura é mais interessante que a beleza. A beleza frequentemente é entediante. Todo mundo sabe o que é beleza. Com a feiura, há uma infinidade de formações que podem ocorrer – pode-se produzir um gigante, um anão, um homem como o Pinóquio.”

Umberto Eco foi um grande autor e pode sim te ajudar de diversas formas na prova do Enem. Nossa dica para você é que dê uma pincelada em suas obras para adquirir conhecimento sobre História, Filosofia, Literatura e argumentos para sua redação.

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp