Inscrições abertas UFPR 2023

Estão abertas as inscrições para o vestibular da UFPR 2023. A Universidade Federal do Paraná terá a primeira aplicação de provas no dia 23 de outubro. As inscrições vão até dia 31 de agosto, e devem ser feitas online, somente pelo site da Universidade. A Universidade não aconselha deixar as inscrições para o último dia, então faça a sua o quanto antes! A taxa de inscrição a ser paga tem o valor R$195.

A primeira fase das provas conta com uma prova de 90 questões objetivas. Serão 12 questões de Português, 5 de Filosofia, 5 de Sociologia, 6 de literatura, 8 de Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Japonês ou Polonês), 9 de Matemática, 9 de Biologia, 9 de Física, 9 de Química, 9 de Geografia e 9 de História. 

A segunda fase terá de uma a três provas. A quantidade de provas depende do curso escolhido no momento da inscrição. A prova de Compreensão e Produção de Texto terá 3 questões discursivas e acontecerá dia 04 de dezembro.

O vestibular exige referências bibliográficas, que são elas:

Obras de Filosofia:
  1. BERKELEY, G. Três diálogos entre Hylas e Philonous. Organizador: Eduardo Salles O. Barra; tradução: LucianoEzequiel Kaminski, Andrea Cachel e Ariosvaldo Kiister Siqueira. Curitiba: UFPR. SCHLA, 2012.
  2. ESPINOSA. B. Ética, livro I, apêndice. Tradução e notas: Joaquim de Carvalho, Coleção Os Pensadores, São Paulo:Abril Cultural, 1973 pp. 116-123.
  3. MAQUIAVEL. Discursos sobre a Primeira década de Tito Livio. Seleção de textos, tradução e notas: Carlo GabrielKzsam Pancera. In: MARÇAL, J. (org.) Antologia de textos filosóficos, SEED, 2009.
  4. MERLEAU-PONTY, M. A dúvida de Cézanne. Tradução: Nelson Alfredo Aguilar, Coleção Os Pensadores, São Paulo:Abril Cultural, 1975. pp. 303-316.
  5. RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Capítulos “O que é lugar de fala?” e “Todo mundo tem lugar de fala”. SãoPaulo: Editora Jandaira, 2020. pp. 54-90

Obras de Sociologia:

  1. ARAÚJO, Silvia Maria de; BRIDI, M. A.; Motim, B. M. L. Sociologia. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2016.
  2. O’DONNEL, Juia et al. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2018.
  3. SILVA, Afrânio et al. (orgs.). Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2016.
  4. TOMAZI, Nelson Dácio. Sociologia para o Ensino Médio. 2. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2010

DATAS IMPORTANTES

18 de julho a 31 de agosto – inscrições no vestibular

23 de outubro – aplicação da prova de primeira fase

04 de dezembro – aplicação da prova de segunda fase de Compreensão e Produção de Textos

Estude para a UFPR com os melhores professores do Brasil, vem pro QG do Enem!

2

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp