UERJ anuncia datas do vestibular 2018

1250

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) divulgou recentemente o calendário preliminar com as datas do vestibular para o ano de 2018. Além disso, algumas mudanças no processo seletivo também foram divulgadas.

Assim como nas edições anteriores, o processo deste ano acontecerá em três etapas, iniciando-se com o Primeiro Exame de Qualificação, no dia 16 de julho. De acordo com o calendário divulgado, as inscrições para a primeira prova acontecem a partir do dia 23 de maio a 12 de junho. O valor da taxa de inscrição ainda não foi informado pela universidade, mas atenção, os candidatos que se enquadram no edital de isenção e queiram utilizar o benefício, devem realizar a solicitação do dia 25 a 27 de abril. O prazo vai até amanhã!

Já o Segundo Exame de Qualificação irá acontecer no dia 17 de setembro, e suas inscrições começam no dia 21 de julho e acabam dia 7 de agosto. A última etapa do processo seletivo, composta por uma prova discursiva sobre conhecimentos relacionados ao curso de escolha do candidato, acontecerá no dia 10 de dezembro.

Quais serão as mudanças?

Para esta edição do vestibular, a UERJ também divulgou algumas mudanças. Uma delas é que os candidatos, este ano, irão realizar uma prova de redação separada, diferente dos anos anteriores em que esta parte do exame era realizada junto à prova de Língua Portuguesa. Além desta mudança, as obras literárias também passam a ser obrigatórias para todos os candidatos, e os títulos já foram divulgados:

Para os exames de qualificação:

Os contos “A Terceira Margem do Rio” e “O Espelho” – João Guimarães Rosa (1º exame)

A Hora da Estrela – Clarice Lispector (2º exame)

Para o exame discursivo:

Dom Casmurro – Machado de Assis

Morte e Vida Severina – João Cabral de Melo Neto

Ensaio sobre a Cegueira – José Saramago

Atenção ao cronograma:

25 a 27 de abril – período para solicitar isenção da taxa de inscrição (ATÉ AMANHÃ)

23 de maio a 12 de junho – Inscrições para o 1º Exame de Qualificação

16 de julho – 1º Exame de Qualificação da UERJ

21 de julho a 7 de agosto – Inscrições para o 2º Exame de Qualificação

17 de setembro – 2º Exame de Qualificação da UERJ

10 de dezembro – Exame Discursivo

Clique aqui para maiores informações sobre o vestibular UERJ 2018.