UERJ anuncia como será o vestibular de 2021

UERJ vestibular 2021

Nessa última semana, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) anunciou como será o vestibular de 2021. Após comunicado informando sobre o adiamento do exame para o próximo ano, na última semana, a estadual carioca divulgou novas datas e o novo modelo de aplicação em decorrência da pandemia do corona vírus. Confira!

Sobre a prova: o que mudou e o que continua?

A UERJ manteve o formato das provas da primeira e segunda fase do vestibular. O exame de qualificação contará com 60 questões (interdisciplinares) objetivas. Na segunda fase, os candidatos(as) farão uma redação e duas provas específicas. Nesse caso, a matéria varia de acordo com a carreira escolhida.

UERJ vestibular 2021

Segundo o Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA) da universidade, os conteúdos cobrados no exame de qualificação serão reduzidos. O motivo é a dificuldade de preparação enfrentada pelos candidatos(as) neste contexto atípico.

Para além da redução no programa, o DSEA decidiu que o exame de qualificação terá apenas uma aplicação, ao contrário das duas habituais. Com a mudança, a única leitura exigida para o exame de qualificação passa a ser a obra “Triste fim de Policarpo Quaresma” de Lima Barreto. As outras duas leituras previstas para a segunda fase do exame foram mantidas.

Outra informação importante é sobre o vestibular da Academia do Bombeiro Militar. Conforme divulgado anteriormente, a corporação não fará seu processo de seleção integrado à UERJ. Confira o calendário do vestibular isolado aqui.

As datas previstas para o novo calendário

De acordo com calendário divulgado, e que ainda não está completo, a primeira fase do vestibular de 2021 vai ocorrer no dia 28 de fevereiro. Já a segunda fase acontecerá no dia 25 de abril.

Evento Exame de Qualificação Exame Discursivo
Solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição de 30/09 a 02/10/2020 ———
Inscrição de 29/10 a 18/11/2020 de 05/03 a 17/03/2021
Aplicação da prova 28/02/2021 25/04/2021

 

Novas informações sobre o vestibular devem ser anunciadas através do Edital, a ser divulgado em breve.

Prepare-se para o vestibular da UERJ e de outras universidades com o QG do Enem!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp