UERJ 2019: Manual do Vestibular

A primeira prova do vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) acontecerá no dia 10 de junho. A prova é chamada de Exame de Qualificação (EQ) e tem duas edições durante o ano. Esse esquema é feito para quem fez o 1º EQ e não obteve o resultado esperado, assim como, para quem não fez o 1º EQ mas deseja concorrer à uma vaga na Universidade. Dessa forma, a primeira fase da UERJ possui duas provas: o 1º e 2º EQ.

Para cada EQ, é necessário fazer inscrições distintas, dentro dos prazos estipulados pelo Edital da Universidade. Se os dois EQs forem feitos, o melhor resultado será considerado para a segunda fase do vestibular.

Todas as informações sobre o vestibular devem ser acompanhadas pelo candidato diretamente no site do Departamento de Seleção Acadêmica: www.vestibular.uerj.br. Para realizar a primeira fase, é necessário que o candidato esteja ciente de todas as informações oferecidas no Edital e no site do vestibular.

A prova

As provas da primeira fase são compostas de questões de múltipla escolha das seguintes áreas: Linguagens (incluindo Literatura e suas obras obrigatórias), Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

No dia da prova

É necessário estar munido do Cartão de Confirmação, documento de identificação com foto e caneta esferográfica para a realização do Exame. Também é necessário chegar ao menos com uma hora de antecedência do horário em que a prova se inicia: às 9h. O vestibular tem duração de 4 horas. Algumas regras de vestimenta e conduta são informadas no Edital e precisam ser seguidas, caso o contrário, o candidato pode ser eliminado do local de prova e terá sua prova zerada.

Resultados e classificação

O critério de avaliação do vestibular é:

A – maior que 70% Pontuação acumulada: 20
B – maior que 60% e igual a ou menor que 70% Pontuação acumulada:  15
C – maior que 50% e igual a ou menor que 60% Pontuação acumulada:  10
D – maior que 40% e igual a ou menor que 50% Pontuação acumulada: 5
E – igual a ou menor que 40% Pontuação acumulada:  não há pontuação e o aluno é reprovado.

O restante da pontuação é obtido no Exame Discursivo (2ª fase do vestibular).

Quer se preparar para a UERJ? Acompanhe o aulão dos Focas que vai rolar ao vivo e grátis lá no nosso canal:

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp