Tudo o que você precisa saber sobre funções da linguagem

linguagem

Toda vez que escrevemos ou falamos algo temos um objetivo atrás por trás disso, seja ele informar, persuadir ou entreter. Para isso, a linguagem humana desempenha diversas funções, a fim de se encaixar em determinadas situações comunicativas. Pensando nisso, nós elaboramos uma matéria sobre as principais funções da linguagem, para você arrasar no ENEM! Confira! 

FUNÇÃO REFERENCIAL

Essa função tem como objetivo transmitir de maneira objetiva uma informação ao receptor da mensagem. Para isso, alguns recursos como a utilização da terceira pessoa do singular ou do plural se fazem presentes para marcar o caráter impessoal dessa função.

Textos jornalísticos e científicos são exemplos que possuem linguagem com função referencial.

https://media.giphy.com/media/SUcPSPM60DJfK1GjIQ/giphy.gif

FUNÇÃO METALÍNGUISTICA

A função metalinguística tem como objetivo explicar um código usando o próprio código. Isto ocorre por exemplo, quando um livro explica como se faz um livro, ou um poema fala sobre as dificuldades de se fazer um poema. 

FUNÇÃO EMOTIVA

Essa função tem como objetivo transmitir os sentimentos e as emoções do emissor da mensagem. Para causar esse efeito se é utilizado muitas interjeições, pontos de exclamação e uso da primeira pessoa. 

São exemplos desse tipo de função, o diário, alguns tipos de poemas e alguns tipos de narrativa. 

FUNÇÃO CONATIVA

Essa função tem como principal intuito persuadir o ouvinte e convencê-lo de algo, ou lhe dar ordens. Para isso, são utilizados verbos no imperativo, vocativos e pronomes de segunda e terceira pessoa.

São exemplos de textos com função conativa as propagandas publicitárias e discursos políticos.

 

FUNÇÃO POÉTICA

A função poética é a mais utilizada pelos textos literários e, diferentemente da função referencial, ela utiliza muitas vezes palavras no sentido conotativo. Assim, o principal foco é a mensagem, que é carregada de figuras de linguagem, expressões e palavras que são escolhidas a dedo. 

FUNÇAO FÁTICA

A função fática tem como intuito estabelecer, interromper ou confirmar um contato entre o locutor e o interlocutor. Essa função é muito presente em chamadas telefônicas como “oi, está me ouvindo?” e em situações de cumprimento como “e aí, como vai você?”.

Dona Herminia IRRITADA / Telefone / Desligando Na Cara / Com Raiva GIF - DonaHerminia PIssedOff Telephone GIFs

Por fim, saber reconhecer as funções da linguagem é entender melhor as situações comunicativas e suas necessidades. Assim, nos proporcionando uma visão mais aguçada sobre a intencionalidade dos discursos.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp