Três Mulheres que Fizeram História

Conheça mais um pouco a vida de três personagens importantes para lembrar a luta pelo espaço feminino na sociedade.

Hipátia (350 d.C – 415 d.C)

Hipátia é considera a última intelectual de destaque da Alexandria. Ela se tornou a maior pesquisadora do local nas áreas da matemática e da filosofia, legando ao futuro grandes descobertas nestas disciplinas, bem como na física e na astronomia. Ela se voltou com a mesma dedicação à prática da poética e ao exercício das artes, sobressaindo-se na Retórica.

Dica de Estudo: o filme Ágora relata a história de Hipátia, filósofa e professora em Alexandria, no Egito entre os anos 355 e 415 d.C. Única personagem feminina do filme, Hipátia ensina filosofia, matemática e astronomia na Escola de Alexandria, junto à Biblioteca.

Maria Quitéria de Jesus (1798 – 1853)

Maria Quitéria de Jesus foi uma militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. Se vestiu de homem meses antes para lutar contra os portugueses nas batalhas travadas na Bahia. Ela teria se destacado nas batalhas de Pirajá e em Itaparica, quando os portugueses tentavam romper o cerco a Salvador. É considerada a primeira mulher a entrar em combate pelo Brasil, em 1823.

 

Ada Lovelace (1815 – 1852)

Ada Lovelace é considerada a primeira programadora do mundo, muito antes da nossa ideia atual de computador pessoal existir. Seus talentos com os números a aproximaram do inventor Charles Babbage, professor e inventor. Os estudos dos dois permaneceram quase esquecidos, até que as anotações de Lovelace foram republicadas e se tornaram essenciais para inspirar o trabalho de Alan Turing sobre os primeiros computadores modernos na década de 1940. 

Sempre no dia 15 de outubro, é comemorado o Ada Lovelace Day. Ele foi criado por Suw Charman-Anderson com o objetivo de lembrar os feitos do sexo feminino nas ciências, tecnologia, engenharia e matemática, assim como encorajar que mais mulheres sigam este caminho.

Leia aqui mais sobre grandes mulheres da história.

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp