Transmissão de calor e seus diferentes tipos

transmissão de calor

A transmissão de calor é um fenômeno bastante rotineiro, aparecendo de várias formas em nosso dia a dia. A transferência de calor consiste na troca entre a energia térmica de dois corpos, sendo do corpo mais quente para o mais frio. Existem três formas de transmissão de calor, sendo por condução, convecção ou radiação.

Antes de tudo, é necessário reforçar a ideia do que significa calor, que por sua vez, é a transferência de energia térmica de um corpo ao outro. Normalmente, é transferido de um corpo com maior temperatura para um com menor temperatura. A partir disso, existem os meios de transmissão.

transmissão de calor

Dos meios citados, o primeiro é a condução, que consiste na troca de calor entre dois objetos que estejam em contato. Se pegarmos um hambúrguer e uma chapa, no momento em que colocamos o hambúrguer em uma chapa quente, ao entrarem em contato, as moléculas de calor da chapa serão transferidas para o hambúrguer, até que todas as moléculas deste estejam aquecidas. Além disso, existe o caso dos metais, que são melhores condutores de calor por conta de suas ligações metálicas, que contam com elétrons de livre movimento, facilitando a transferência de calor nesse tipo de objeto.

A convecção se dá através de um fluido, sendo a transmissão decorrente do movimento do próprio. Quando um fluido fica aquecido, ele se expande e por consequência, se torna menos denso; por conta disso, um fluido aquecido se eleva. Esse é o motivo que explica a forma correta de instalação de um ar condicionado deve ser em um local alto, pois o ar frio tende a descer e refrescando melhor o cômodo.

A ultimo das três, a irradiação funciona por meio das ondas eletromagnéticas, podendo ser chamadas de ondas de calor. Diferentemente, da condução e convecção, a irradiação pode acontecer no vácuo, pelo fato das ondas eletromagnéticas terem a capacidade de se propagar no vácuo. O sol é, literalmente, um dos maiores exemplos de irradiação; através de seus raios solares que incidem no planeta.

Por fim, já se perguntaram o motivo de usarmos roupas claras em dias quentes? Por conta da incidência dos raios solares, os corpos absorvem a radiação, aquecendo-os. As cores em uma roupa são fatores que ajudam o entendimento da capacidade de absorção. Cores escuras ajudam na absorção dos raios e de maneira oposta, as cores claras ajudam na reflexão das ondas.

Caso você tenha dificuldade na área de física, não se preocupe! As dicas do Blog do QG trabalham com alguns fenômenos e conceitos importantes para o estudo para os vestibulares, que você pode ter acesso à preparação completa (desde o zero), clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp