TOP5 temas de História para a UERJ

Para aqueles que almejam passar pelo vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a realidade dos exames já começa a ser agitada pelo meio do ano. No entanto, a prova da UERJ pode fugir um pouco da metodologia de outras, como o próprio ENEM. Por isso, na matéria de hoje, daremos algumas dicas sobre os temas mais recorrentes na parte de História do vestibular.

Dentro destes tópicos, teremos assuntos muuiiito extensos e complexos, porém o objetivo dessa matéria é alertar para alguns temas que não podem deixar de faltar nessa preparação final antes do exame. Além disso, vale ressaltar que isso também não significa que você deverá apenas estudar esses 5 temas… não faça isso, por favorzinho!

1. Guerra Fria

Por mais que muitas vezes a prova da UERJ tenha um viés mais conteudista, nesse tema, também encontramos algumas questões mais interpretativas a respeito do cenário político internacional. Alguns gabaritos como “bipolaridade ideológica” também podem ser cobrados. Uma linha do tempo com os principais eventos também poderia ser muito legal para o estudo.

2. Segunda Guerra Mundial e Nazifascismo

É verdade que esse assunto é de muito interesse para os alunos de pré-vestibular, mas isso pode representar atenção dobrada! As abordagens costumam tratar sobre ideologia e cultura pop. É bom dar aquela revisada nas características do contexto do entreguerras.

3. Ditadura Civil-Militar

Ou relacionando com o Golpe de 1964, ou até mesmo com estratégias culturais e de repressão do próprio regime, a Ditadura Civil-Militar brasileira está presente em praticamente todo exame da UERJ. Atentar-se para manifestações de resistência pode ser uma dica bem útil.

4. Primeira República

As revoltas populares, principalmente no Rio de Janeiro como capital na época, são temas recorrentes no exame. Além disso, também vale relembrar as características da Constituição de 1891 que legitimaram o apelido de “República Oligárquica”, como o coronelismo e o voto de cabresto.

5. Segundo Reinado

Sendo um dos marcos de uma inicial construção da ideia de nação, o reinado de Dom Pedro II também é visto com apreço pela banca examinadora da UERJ. Questões como escravidão do século XIX, projetos identitários e revoltas são frequentes no exame.

Fiquem ligados, pois teremos em breve o Esquenta UERJ, com aulões disponibilizados em nosso canal do Youtube.

Gostou das dicas? Venha conferir a preparação completa!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp