Top 10 Atualidades para o ENEM 2015 – Parte II

O professor Orlando Stiebler separou para a reta final as top 10 atualidades de 2015 para o ENEM. A primeira parte rolou no dia 02/10, se você perdeu, pode ficar tranquilo, é só clicar aqui para assistir. No dia 20 de outubro, teremos a aula ao vivo e gratuita referente aos 5 temas restantes! Saiba mais aqui: http://bit.ly/EsquentaAtualidadesII.

Entenda um pouco melhor o que será comentado:

Maioridade Penal:

A questão da Maioridade Penal no Brasil voltou a ser um assunto em alta dentre os especialistas, deputados e cidadãos brasileiros, que se dividem e divergem em suas opiniões. Levantando movimentos contra e a favor desses debates e das propostas sobre a Redução da Maioridade Penal, podem-se destacar os movimentos da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) que lotaram o Congresso na luta contra a primeira Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Redução da Maioridade Penal que fora recusada, reavaliada e reapresentada com mudanças onde foi aprovada.maioridade penal

Agora no Senado, onde as votações serão decididas, a grande maioria dos senadores é contra – segundo informações de uma pesquisa feita pelo site G1, no dia 27 de agosto –, sendo necessários 49 votos onde apenas 27 são confirmados, o que torna inviável uma aprovação momentaneamente.

Crise Hídrica:

Embora a falta de água no Brasil tenha acontecido em outros períodos recentes e anteriores, com destaque para algumas áreas da região Nordeste, a crise hídrica que se instalou a partir do ano de 2014 é considerada a mais grave de todas em razão do grande número de pessoas atingidas. No caso, São Paulo e toda a região Sudeste passaram a conviver com uma delicada situação de escassez nos seus principais reservatórios de abastecimento, levando a um inevitável racionamento de água.dry soil

As causas são inúmeras e variadas, servindo de exemplos destaque: o grande consumo tanto por parte da população quanto pelas atividades econômicas, principalmente a indústria e a agricultura; e o elevado desperdício de água, não somente pelos banhos demorados ou pelas torneiras mal fechadas, mas também pelas perdas nas tubulações em ambientes públicos e privados; assim como pontos explícitos e claros para todos: a degradação dos rios e reservas de água; a remoção de boa parte da vegetação; a falta de chuvas; e, a má gestão dos recursos hídricos.

Política Externa American (Cuba e Irã):

Retrata o fechamento do acordo de reabertura das relações entre os Estados Unidos da América com Cuba e o Irã.cubaeua

Tendo como fatores principais para a reaproximação com Cuba: a deterioração econômica da Venezuela e a queda do preço do petróleo pelo lado cubano, e pelo interesse comercial especial no Porto de Maciel em Cuba. No entanto, essas intenções podem não ser tão simples e nem facilitadas para afrouxo do embargo protegido por lei que foi aprovada pelo Congresso Americano, cuja a fama de iniciativas que prometem revogar ou suavizar leis do embargo tende a ser a de uma árdua batalha.

Já com o Irã, os fatores principais foram transpassar um fim em 30 anos de hostilidade entre os dois países e um acordo nuclear, que sempre foi muito desejado e esperado pelo presidente dos EUA, Barack Obama.

COP 21 e o Novo Protocolo de Quioto:Cop 21

A 21ª Conferência do Clima (COP 21) foi realizada em dezembro de 2015, em Paris, e teve como principal objetivo costurar um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, diminuindo o aquecimento global e em consequência limitar o aumento da temperatura global em 2ºC até 2100.

Reforma Política:reforma-politica-brasil

A Reforma Política Brasileira foi planejada e pautada após a explosão das manifestações por todo o país. Tendo como pontos mais destacados a Lei da Terceirização que regulamenta contratos de terceirização no mercado de trabalho onde prevê a contratação de serviços terceirizados para qualquer atividade, desde que a contratada esteja focada em uma atividade específica; a duração do mandato que mudaria de oito anos para senadores e quatro anos para os demais cargos eletivos – presidente, governador, prefeito, deputado federal, deputado estadual e vereador, para durarem cinco anos para todos os cargos eletivos – presidente, governador, prefeito, senador, deputado federal, deputado estadual e vereador.

Quer saber os top 10 temas?! Assista ao vídeo:

 

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp