Texto Publicitário no ENEM

Texto publicitário já vem sendo abordado em questões do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e de vestibulares há alguns anos. A publicidade está em diversos momentos da nossa rotina, por exemplo, em anúncios nos pontos de ônibus ou os tradicionais comerciais de TV. Na maioria das vezes não observamos o conteúdo que está sendo informado.

A função da publicidade é persuadir o consumidor e fazer com que ele se identifique com o produto ou serviço que está sendo vendido. Portanto é necessário que o vestibulando se atente bem no que o anunciante está querendo transmitir, muitas vezes subjetivamente, em seus anúncios.

A linguagem (verbal ou visual) nem sempre é explícita e, se você visualizar com outros olhos, pode ter outra interpretação com relação à causa, produto ou serviço que está sendo abordado no anúncio que está na questão da prova.

Veja algumas questões dos Exames anteriores e de acordo com o que te explicamos agora, responda:

ENEM 2010

propag-memo

Campanha publicitária de loja de eletrônicos. Revista Época. Nº 424, 03 jul. 2006

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é

A) influenciar o comportamento do leitor por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.

B) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.

C) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.

D) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.

E) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.

GabaritoAlternativa A

Justificativa: O objetivo principal de um texto publicitário é convencer o leitor/público-alvo a fazer algo. Às vezes a intenção é gerar uma simples mudança de comportamento ou, na maioria das vezes, é fazer com que o leitor consuma determinado produto.

ENEM 2011

texto_publicitario_7

O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: “Mude sua embalagem”. A estratégia que o autor utiliza para o convencimento do leitor baseia-se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a:

a) ridicularizar a forma física do possível cliente do produto anunciado, aconselhando-o a uma busca de mudanças estéticas.

b) enfatizar a tendência da sociedade contemporânea e buscar hábitos alimentares saudáveis, reforçando tal postura.

c) criticar o consumo excessivo de produtos industrializados por parte da população, propondo a redução desse consumo.

d) associar o vocábulo “açúcar” à imagem do corpo fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante.

e) relacionar a imagem do saco de açúcar a um corpo humano que não desenvolve atividades físicas, incentivando a prática esportiva.

Gabarito: Alternativa D.

Justificativa: Atente-se ao questionamento em si. A estratégia de convencimento do leitor parte de recursos expressivos que apontam justamente para a associação entre a palavra “açúcar” (parte verbal) e a imagem do corpo fora de forma (não verbal). Como a propaganda é de adoçante, há uma sugestão para que o consumidor “Mude a embalagem”, ou seja, substitua o açúcar pelo adoçante.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp