Texto Jornalístico

No Exame Nacional do Ensino Médio, o candidato se depara com diversos tipos de textos e tem que saber identificar e interpretar cada um deles. Boa parte da prova de Linguagens é composta por texto, aumentando ainda mais a importância de um bom conhecimento das diferentes formas textuais.

Hoje, separamos algumas dicas sobre o tema para você sobre o texto jornalístico.

O texto jornalístico é produzido em 4 fases:

– Pauta – escolha do assunto ;

– Apuração – conferir as informações das fontes;texto_jornalistico

– Redação – organizar as ideais e escrever o texto;

– Edição – revisão do texto e deixá-lo pronto para publicação.

O texto é escrito de maneira formal e sempre bem objetivo. Dentre os textos jornalísticos, há algumas divisões.

As notícias relatam um acontecimento, levando em consideração o impacto, as consequências, suspense, originalidade, entre outros fatores. A ideia é relatar algo ao público. O gênero é composto por duas partes: o lead, primeiro parágrafo com o resumo das informações mais importantes, o corpo, detalhamento das informações.

A reportagem trata-se de um texto mais denso, dá uma informação aprofundadas sobre acontecimentos não necessariamente recentes. Nesta, encontra-se opiniões e diferentes pontos de vistas. O gênero inclui citações, trechos de entrevistas, tabelas, mapas, fotografias, entre outros.

A entrevista, colhe informações, opiniões e experiências pessoais e profissionais de uma pessoa. Geralmente, é atribuído um título e um parágrafo curto apresentando a pessoa que será entrevistada e o tema. O texto principal é composto de perguntas e respostas.

A crônica é um texto jornalístico que beira a literatura, pois apresenta características de uma narrativa, porém registra fatos do cotidiano. Apresenta personagens, tempo, espaço e narador. É um texto curto baseado em uma visão pessoal do cronista a partir de um acontecimento.

Por fim, o artigo de opinião, como o nome já diz, é uma opinião pessoal que informa, mas ao mesmo tempo pode até persuadir o leitor. Geralmente se utiliza variedades da língua padrão.

Esta foi só uma palhinha dos assuntos que serão abordados aprofundadamente durante a aula ao vivo e gratuita do dia 20 de junho. A professora de Língua Portuguesa, Priscila Gomes, e a de Redação, Carolina Brum, darão uma hora de aula sobre um dos tipos de texto mais frequentes no Enem: o jornalístico.

Assista a uma aula interdisciplinar sobre o assunto:

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp