Terrorismo em Bruxelas. Entenda os atentados.

Para muitos brasileiros, a Bélgica é um país muito distante que raramente pensamos sobre. Infelizmente, hoje, não se fala de outro lugar. É na Bélgica que a sede da União Europeia se localiza, além de ser reconhecida pelos deliciosos chocolates e por ser a origem de personagens mundialmente famosos como Tintin, Os Smurfs e Asterix e Obelix.

O berço de tantas coisas boas, foi hoje cenário de tristeza. Três ataques terroristas

tintin
Personagem Tintin chora pelos atentados. Fonte: @SoerenJuhl

aconteceram em Bruxelas por volta das 4 da manhã no horário de Brasília e 8 no horário local.  Primeiramente, duas explosões ocorreram no aeroporto internacional da cidade. Uma hora depois, outra explosão ocorreu na estação de metrô Maelbeek, que fica perto da sede da União Europeia. Até agora, foram registrados 34 mortos e 136 feridos. Não há registro de brasileiros entre as vítimas. Sabe-se que uma das explosões do aeroporto foi feita por um homem-bomba e a segunda acredita-se que foi uma bomba dentro de uma mala.

ataques bruxelas

O país fechou a fronteira com a França e os trens Eurostar, que fazem as viagens entre Bruxelas – Paris – Londres, pararam de circular. Além disso, o metrô, o aeroporto, bondes, ônibus e estações de trem também não estão funcionando.

No momento, a TV belga divulgou anúncios pedindo que a população levasse comida,

Ruas próximas da estação de metrô atacada. Foto: AFP
Rua próxima da estação de metrô atacada. Foto: AFP

cobertores, remédios e água para um ginásio onde improvisaram um abrigo. As autoridades pediram doações de sangue. Muitos estão usando as redes sociais para oferecer abrigos para àqueles que estão presos no país.

As pessoas que trabalham no prédio da União Europeia foram orientadas a não irem trabalhar. Os aeroportos europeus de Charles de Gaulle (França), Frankfurt (Alemanha) e Gatwick (Londres) reforçaram as medidas de segurança.

E no meio de todo esse desastre, defensores do Estado Islâmico celebraram no Twitter:

“O Estado vai forçá-lo a reavaliar os seus caminhos mil vezes antes de ser encorajado a matar os muçulmanos novamente, e sabe que os muçulmanos têm agora um estado para defendê-los.”

O ataque não foi aleatório, 4 dias atrás foi preso em Bruxelas Salah Abdeslam, o principal suspeito dos ataques de Paris de novembro. Leia mais aqui. É importante a conscientização mundial sobre os ataques terroristas. A preocupação com o Brasil não é sem motivo, uma vez que as Olimpíadas ocorrerão aqui e atrairão pessoas de todo o mundo. Não importa cor, nacionalidade, opção sexual, somos todos seres humanos e não sabemos onde será o próximo. Essa luta é de todos nós contra o terrorismo. O QG deixa aqui sua solidariedade com todos os belgas e todas as vítimas dos atentados. #Bruxelas #PrayForBelgium #JeSuisBruxelles #Brussels

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp