Surto, Epidemia, Endemia e Pandemia: Você sabe a diferença?

35536

Você sabe a diferença entre surto, epidemia, pandemia e endemia ? Entenda abaixo!

Surto: Acontece quando há um aumento inesperado do número de casos de determinada doença em uma região específica. Em algumas cidades, a dengue, por exemplo, é tratada como um surto e não como uma epidemia, pois acontece em regiões específicas (como um bairro).

Epidemia: Uma epidemia irá acontecer quando existir a ocorrência de surtos em várias regiões. A epidemia a nível municipal é aquela que ocorre quando diversos bairros apresentam certa doença, a nível estadual ocorre quando diversas cidades registram casos e a nível nacional, quando a doença ocorre em diferentes regiões do país. Exemplo: Em fevereiro deste ano, vinte cidades haviam decretado epidemia de dengue.

shutterstock_387126508

Pandemia: A pandemia, em uma escala de gravidade, é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se estende a níveis mundiais, ou seja, se espalha por diversas regiões do planeta. Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de uma epidemia para uma pandemia quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) começou a registrar casos nos seis continentes do mundo.

Endemia: A endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. É uma doença que se manifesta com frequência e somente em determinada região, de causa local. A Febre Amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região norte do Brasil.

Agora veja como este assunto pode ser cobrado no Enem:

Disponível em: www.anvisa.gov.br. (Foto: Reprodução/Enem)
Disponível em: www.anvisa.gov.br. (Foto: Reprodução/Enem)

 

(Enem 2011) O mapa mostra a área de ocorrência da malária no mundo. Considerando-se sua distribuição na América do Sul, a malária pode ser classificada como:

A) endemia, pois se concentra em uma área geográfica restrita desse continente.

B) peste, já que ocorre nas regiões mais quentes do continente.

C) epidemia, já que ocorre na maior parte do continente.

D) surto, pois apresenta ocorrência em áreas pequenas.

E) pandemia, pois ocorre em todo o continente.

gabarito: A

 

post (2)Gostou da matéria e quer se aprofundar mais os seus conhecimentos em biologia e química?

Conheça o nosso curso Foca na Medicina! 🎓