Sisu, Prouni, Fies: Confira as datas de inscrições para o primeiro semestre

Nesta quarta-feira (18) foram divulgados os resultados individuais dos candidatos que fizeram o Enem 2016. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) também liberou o calendário oficial de inscrições para os programas de acesso ao ensino superior público e bolsas de estudos e financiamento para o ensino superior privado. Os candidatos que fizeram o Enem 2016 pode utilizar a nota para participar dos processos seletivos, veja as datas de inscrições detalhadas:

Sistema de Seleção Unificada (SISU)

O que é? Sistema online que reúne vagas de graduação para universidades públicas de todo o país.

Como funciona? Os candidatos podem selecionar até duas opções de graduação, a nota geral e a classificação é feita com base nos pesos específicos de cada curso, ou a partir de uma média geral. (confira as mudanças no SISU 2017).

Quando o período de inscrições? 24 a 27 de janeiro de 2017

Programa Universidade Para Todos (PROUNI)

O que é? Programa que seleciona estudantes para bolsas de estudos integrais ou parciais em cursos de graduação em universidades privadas.

Como funciona? Funciona semelhante ao SISU, os candidatos devem escolher duas opções de curso e a seleção é feita considerando os pesos específicos de cada opção. Para participar do processo seletivo, é preciso ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa.

Qual o período de inscrições? 30 de janeiro a 2 de fevereiro de 2017

Financiamento Estudantil (FIES)

O que é? Sistema que reúne vagas de financiamento estudantil para universidades particulares.

Como funciona?  Os estudantes que já estão matriculados em uma instituição privada de ensino superior podem solicitar um financiamento estudantil custeado pelo governo federal. O financiamento deve ser devolvido ao final da faculdade.

Qual o período de inscrições? 6 a 9 de fevereiro de 2017

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp