today-is-a-good-day

SiSU 2024: Como se inscrever, datas, lista de espera e mais

pessoa mexendo no computador sisu 2024

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma ferramenta fundamental para milhares de estudantes brasileiros que almejam ingressar no ensino superior. Com a proximidade do SiSU 2024, é hora de dar uma “revisada” e entender como o sistema funciona e quais são as datas cruciais para quem busca uma vaga nas universidades brasileiras!

O que é o SiSU 2024?

O SiSU é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério de seleção para diversas instituições de ensino superior públicas do Brasil. Assim, a proposta do SiSU é simplificar o acesso dos estudantes ao ensino superior, utilizando uma única plataforma para concorrer a vagas em diversas instituições.

Como o SiSU funciona?

O que os estudantes precisam fazer para utilizar o SiSU? Confira tudo sobre o funcionamento do Sistema de Seleção Unificada.

Inscrição no ENEM:

O primeiro passo para participar do SiSU é realizar a inscrição no ENEM, que ocorre anualmente. As notas obtidas nas provas do ENEM são a base para a seleção no SiSU.

Inscrição no SiSU 2024:

Após a divulgação das notas do Exame Nacional, os candidatos podem se inscrever no SiSU. Durante esse processo, eles escolhem até duas opções de curso, em ordem de preferência. Além disso, cada estudante consegue mudar essas escolhas durante todo o período de inscrições, sendo que a inscrição válida será a última registrada no sistema.

Chamadas e Matrícula:

De acordo com as notas dos estudantes, o SiSU realiza chamadas regulares, divulgando a lista de candidatos selecionados. Os aprovados – ou seja, os candidatos que tiverem um resultado compatível com a nota de corte do curso pretendido – devem efetuar a matrícula na instituição de ensino para garantir a vaga.

Tem lista de espera?

Apenas caso não seja selecionado na primeira chamada, o candidato pode optar por participar da lista de espera, o que pode aumentar suas chances de ingresso em algum momento.

Importante: o candidato que foi selecionado em sua 1ª ou 2ª opção só vai ter esta oportunidade de se matricular. Por isso, é importante se atentar aos prazos. Segundo as regras do SiSU, “quem for selecionado em 1ª ou 2ª opção, independentemente de efetuar sua matrícula, não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera”.

Datas importantes para o SiSU 2024

Recentemente, saíram as datas das fases do SiSU neste ano de 2024. Confira o cronograma completo!

Inscrições:

As inscrições para o SiSU 2024 estão previstas para os dias 22 a 25 de janeiro. Durante esse período, os candidatos poderão escolher suas opções de curso e acompanhar a nota de corte para avaliar suas chances de seleção.

Chamadas e Matrículas:

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 30 de janeiro. Já o período de matrícula dos selecionados ocorre entre os dias 1º e 7 de fevereiro. É crucial que os aprovados estejam atentos a essas datas para garantir sua vaga!

Lista de Espera do SiSU 2024:

Posteriormente, os candidatos que não foram selecionados na primeira chamada poderão manifestar interesse em participar da lista de espera. Os alunos interessados devem fazer esse procedimento entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro.

Vamos recapitular as datas do SiSU 2024? Anote aí:

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro
  • Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro
  • Matrículas: 1º a 7 de fevereiro
  • Participação na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro

O SiSU 2024 representa uma oportunidade para milhares de brasileiros realizarem o sonho do ensino superior público. Atente-se às datas e prepare-se para essa jornada que pode transformar o seu futuro acadêmico. Boa sorte e sucesso em sua caminhada!

Foto da matéria: Reprodução/Unsplash

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp